Ulisses Laurindo

Palmeiras campeão. Será ?


Acredito seriamente que o Palmeiras será o campeão do Brasileirão 2016, levando em consideração a campanha do Verdão durante a competição, com liderança em quase todas as 37 rodadas anteriores.

Sem menosprezar o Chapecoense, conclui-se que no patamar dos dois times existe grande diferença de nível técnico, embora o time catarinense se destacou no ano, ocupando a nona colocação e, tem, como credencial, ser o finalista brasileiro na Copa Sul-Americana, em decisão, dia 30 deste mês, contra o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão da Libertadores de 2016. Acresce ainda que, o empate, favorece o time palmeirense, pois com 74 atuais e mais um ganho impossibilitaria o Santos, segundo colocado, que mesmo com duas vitórias nas duas rodadas não atingiria os 75 palmeirense.

Em razão do duplo compromisso contra o time colombiano, o treinador Caio Junior resolveu escalar, para hoje, um time misto, reservando-se para a decisão continental. Por todos os fatores a decisão de hoje na Arena, em São Paulo, não deixa dúvidas quanto à superioridade do time do Parque Antártica, que durante as 36 rodadas conseguiu 22 vitorias, oito empates e seis derrotas.

Rebaixamento
Enquanto na parte de cima já a quase uma definição, na de baixo, o assunto está complexo, envolvendo Internacional e Vitória. O time sulista é o 17º, o primeiro da zona da degola, enquanto o baiano é o 16º.

A situação é a seguinte: O Inter, para sobreviver na Série A, tem que vencer suas duas partidas, hoje, contra o Cruzeiro e, domingo que vem, contra o Fluminense. Se o Vitória também vencer, permanece a mesma situação e o time de Porto Alegre visita a Série B, pois está com 39 pontos, três a menos do clube baiano.

Conclusão: a sorte do Internacional é o Vitória tropeçar contra o Coritiba e Palmeiras, na última rodada. A emoção do Brasileirão pode terminar hoje com a vitória ou empate do Palmeiras sobre o Chapecoense, mas quanto ao que vai para o descenso ainda pode demorar uma semana, pois América Mineiro, Santa Cruz e Figueirense já deram adeus à primeira divisão e em 2017 vão para a Série B. Depois de ganhar até título mundial, o Inter está ameaçado de cair para a Série B, pela primeira vez.