Ulisses Laurindo

Palmeiras recebe taça de Bolsonaro


Brasileirão chegou ao fim com o coroamento do Palmeiras como grande campeão, com recorde de pontos – 80 – na era de pontos corridos, e com o histórico de 23 partidas sem perder, sob a batuta do treinador Felipão, que firmou sua categoria. A ponta da tabela teve encerramento tranqüilo, mas na parte de baixo houve grande movimentação, devido a luta de vários clubes tentando fugir do rebaixamento, o que não valeu para Sport, América, Vitória e Paraná, que, em 2019, irão para a Série B. Havia grande expectativa sobre a situação de Vasco e Fluminense, em condição pendente, mas que, acabou com sucesso. O tricolor ganhou do América, no Maracanã, e o time vascaíno empatou heroicamente com o Ceará, em Fortaleza, escapando, pela quarta vez, de ser rebaixado.

Nas crises dos clubes rebaixados um dado se torna relevante para o enfraquecimento das equipes. É a questão financeira. O Sport, de grande projeção nacional, acabou caindo . A causa foi a mesma que levou agruras aos quase também rebaixados, como Fluminense e Vasco. A falta de salários em dias é o principal fator que leva a queda de produção e de todos os demais problemas.

 

Palmeiras campeão
A festa do Palmeiras, em seu estádio , foi completa, com vitória sobre o Vitória, rebaixado, e a presença do futuro presidente Jair Bolsonaro, que se confessou palmeirense. Na tribuna de honra, o presidente assistiu ao jogo e, ao final, desceu para entregar a taça de campeão e se confraternizar com os jogadores. A visita de Bolsonaro, como sempre, despertou divisão de opinião. Mas o que ficou de positivo foi o prestígio do futebol que mexe não apenas com os torcedores comuns, como também com altas autoridades.

 

A finalização do Campeonato de 2018 possibilitou a indicação dos seis clubes brasileiros para a disputa da Libertadores no ano que vem. Palmeiras, campeão comandou a serie que tem, na fase principal da competição sul-americana, na sequência o Flamengo, Internacional e o Grêmio. Na fase de grupos, ficaram o São Paulo e o Atlético Mineiro.

 

Treinadores
O treinador Mauricio Barbieri, que treinou o Flamengo, foi contratado pelo Goáis, que voltou à Série A. O Corinthians aguarda a rescisão de Fábio Carille para contratá-lo, no lugar de Jair Ventura,