Ulisses Laurindo

Pré temporada, idéia do passado


Rio de Janeiro- RJ- Brasil- 12/01/2017- Jogadores do time do Flamengo, durante treino na tarde desta quarta-feira (12/01), no CT da Gávea. Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

As férias dos jogadores previstas sempre para janeiro é um bom momento para os clubes avaliarem seu elenco e boa preparação visando o calendário anual, repleto de competições que exigem dos profissionais excelente preparo não só na parte física, como e, principalmente, na emocional. Houve tempo em que os clubes reservavam bom período para cuidar da pré temporada, fase por ser, naturalmente importante.

Ocorre, entretanto, que por várias razões não se toma conhecimento de que a maioria dos clubes não está cuidando dessa fase e o resultado é o mais natural possível, ou seja, os jogadores iniciaram nova temporada carregando a carga do ano anterior. A concorrência agitada do regime profissional, com várias competições simultâneas, faz com o dirigente, por dificuldade ou mesmo por negligencia, despreze a idéia de um período básico para melhorar as condições gerais dos jogadores.

Tostão
Ontem, o jogador Tostão completou 70 anos e recebeu as homenagens devidas a um dos melhores do país, titular na equipe de 1970, tricampeã no México. Tostão começou na escolinha do Cruzeiro em 1962 e logo atingiu o ápice profissional nos gramados, os quais teve que deixar aos 26 anos devido a uma lesão na vista. Fora do futebol, Tostão fez medicina, entrando em 1975 formando-se em 198l. Na Copa do México, Tostão fez dois gols.

Ronaldinho
O Coritiba já oficializou a proposta ao jogador Ronaldinho Gaúcho que deverá responder nos próximos dias se aceita jogar no time paranaense. Por enquanto, acredita-se, que a indecisão de aceitar logo o convite está ligada à proposta do Barcelona, que o quer para formação do time Lendas, formado por ex-jogadores do time Catalão, com o objetivo de propagar o nome do clube pelo mundo inteiro. O Coritiba oferece salário de R$ 300 mil e outros recursos arrecadados com venda de camisas.

Maracanã
Continua o impasse para administração do Maracanã. O Flamengo está interessado em ficar com o estádio e, para isso, convidou o Fluminense, que está reticente com a proposta. O fato é que o Estado quer passar a responsabilidade para outro administrador para fugir da enorme despesa. Além do Flamengo, há uma proposta de uma firma francesa, que se propõe a administrar o estádio. O Flamengo nutre a idéia há muito tempo, por considerar que o Maracanã é patrimônio nacional e que não pode ficar sem destinação para o futebol do país.