Ulisses Laurindo

Público se afasta do futebol


É indiscutível que o excesso de jogos em um calendário obriga, como maior conseqüência, o afastamento dos torcedores por razões compreensíveis sendo a principal delas a falta de atrações dos espetáculos, por falta, notadamente, de bons artistas, todos esgotados devido a seqüência de jogos. É o caso do Campeonato de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que em pouco tempo realizou 15 partidas, confrontando times da categoria A, esvaziando o interesse do público.

Vejam o caso da Taça que no último domingo definiu os semifinalistas, colocando frente à frente adversários que estiveram em confrontos mais de uma vez em curto espaço de tempo. De acordo com a classificação, os semi-finalistas da Taça Rio, são Vasco e Flamengo e Botafogo e Fluminense, personagens que vão disputar a mesma série para apontar o campeão de 2017.

A quantidade de jogos faz diminuir a presença de adeptos dos clubes nas arquibancadas, acontecendo a baixa participação dos torcedores, como ocorreu entre Fla e Flu com apenas 29 mil ingressos, e no Flamengo Vasco, com 28 mil, apenas uma referência do que havia em outros tempos com presença maciça nunca inferior a 80 a 100 mil presentes.

A Federação do Rio de Janeiro é a responsável por essa quantidade de jogos, sem atentar que os torcedores só se interessam por partidas que tenham atração. De um modo geral esse modelo é constante no futebol brasileiro que vem a ser uma repetição do que se pratica no mundo inteiro. Quando os campeonatos são bem organizados e com time de porte superior o público prestigia como ocorrem na Espanha, Itália, Alemanha, com estádios cheios com venda de ingressos antecipados de acordo com o calendário nacional.

Messi
Punido com quatro jogos pela Fifa, o jogador Messi que vai desfalcar a Argentina nas eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2018, disse,como defesa que não ofendeu o auxiliar brasileiro que “xinguei o ar. Mas na súmula o árbitro não entendeu assim e aplicou a pena exagerada.

Marta
O jogador Marta, Bola de Ouro cinco vezes, estava domingo e Santos, aonde foi sondada se havia interesse de voltar ao Brasil, defendendo o time santista. Não disse que sim nem que não mais deixou claro que pretende continuar jogando na Suécia, pais onde pretende se naturalizar.