Ulisses Laurindo

Real Madrid, campeão real


Quando os dirigentes japoneses resolveram contratar treinadores e jogadores brasileiros para atuarem  no calendário nacional estavam, obviamente, plantando uma semente que já começou a mostrar efeito, como ficou atestado, domingo, em Yokohama, na decisão do Mundial de  Clubes, entre Kashima e Real Madrid, espetáculo que ultrapassou a arena esportiva para se transformar em acontecimento mundial.
E valeu a apenas. O que parecia ser, a principio, uma partida em que se veria apenas um time em campo com disparidade técnica, na realidade, não aconteceu.  O Real venceu bem, mas teve que suar a camisa para chegar aos 4 a 2, que, finalmente lhe deu o quinto título da competição. O espetáculo foi muito bonito em todos os sentidos, no campo e no que tudo o acercava: público, organização, gramado perfeito, enfim, uma festa que brindou o mundo mundial, revelando que o Japão não é mais o país secundário no futebol e que tem visão mais ampla para os próximos confrontos internacionais.
O espetáculo provou que o Real Madri, sob a batuta de Zinédine Zidane irá muito longe, ostentando até agora 28 vitórias em 37 jogos. Invicto em seu primeiro ano de comando.

Corinthians
O Timão ainda não decidiu sobre o futuro para temporada de 2017. Muito se falou em Guto Pereira e Vanderlei Luxemburgo, mas até agora não definição. O fato é que grande divisão dentro do clube, uns preferindo Luxa,  outros Guto.
Diferente do Palmeiras que já anunciou Eduardo Batista para substituir Cuca que, depois do Brasileirão, preferiu descansar aproveitando o tempo para estudar e passar mais tempo com a família Enquanto isso, a Portuguesa anunciou que o ex-goleiro Émerson Leão será o novo Supervisor de futebol do clube. Depois de atuar por vários anos como treinador Leão vai agora experimentar novas funções no futebol e, para tanto, tem todo apoio da lusa.

Libertadores
Depois do novo formato da Libertadores ordenado pela Conmebol a Copa Libertadores da América terá aumento de clubes por países. O Brasil terá sete times, enquanto a Argentina competirá com seis, com a ausência do Boca Juniors. Os times  brasileiros são os seguintes: Palmeiras, Santos,  Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense e Chapecoense, este pela conquista da Copa Sul-Americana.