Ulisses Laurindo

Ricardo e Emanuel (XVI)


Na história olímpica brasileira o voleibol tem papel relevante, com conquistas de várias medalhas de ouro prata e bronze, constituindo-se na grande força do esporte do Brasil, trajetória iniciada nos Jogos de Los Angeles, em 1984, com a geração que motivou à formação de uma elite, hoje respeitada no mundo. Foi a heróica medalha de prata, com a seleção onde jogavam astros até hoje lembrados pelos desportistas, nomes como Bernard ( o da Jornada nas Estrelas ), William, Xandó e Bernadinho, atual responsável pelas seleções masculina. Nesta Série, já em sua segunda dezena, registro a medalha de ouro de Ricardo e Emanuel, dupla de praia vitoriosa em Atenas, no ano de 2004. Depois desse primeiro pódio mais alto, a dupla continuou somando novas medalhas de prata e bronze em Jogos posteriores.

Emanuel é curitibano, nascido em 73, e, aos sete anos, teve o primeiro contato com a bola, que sempre disputava com sua irmã. Aos 19 anos migrou para o voleibol de praia, participando de torneio em Vila Velha, ES. No seu primeiro confronto em Olimpíadas não teve sucesso, em Atlanta, 1996, terminando em novo lugar, tendo como companheiro Zé Marco, que, mais tarde, foi estrela com outros companheiros. O ouro veio em 2004, em Atenas, coroando o trabalho cuidadoso desde 1996. A sua participação não parou aí. Em 2008, em Pequim, conquistou a medalha de bronze e, em 2012, a de prata, nas finais de Londres.

Também vitoriosa é a vida de Ricardo, baiano, de Salvador, nascido de janeiro de 75. A seu talento já se mostrara em 2000, nos Jogos de Sidney, quando ganhou com Zé Mario a medalha de prata. Da Bahia, Ricardo foi morar em João Pessoa, e lá começou a dupla com Emanuel, culminando na medalha de ouro, em Atenas. Depois de brilhar no Pan-Americano, do Rio de Janeiro, em 2007, Ricardo e Emanuel ainda apareceram no cenário olímpico, ganhando a medalha de bronze, em Londres, 2012.

Muito ainda vou falar do voleibol, modalidade tratada com muito carinho pelos dirigentes responsáveis quanto à inovação no Centro de Treinamento, na cidade fluminense de Saquarema, possuindo todos os requesitos modernos e tecnologia desenvolvida no mundo.Para os Jogos do Rio, agora em agosto, o voleibol está cotado para subir ao pódio nas diversas equipes inscritas, a começar pela seleção feminina de quadra, campeã da recente Liga Mundial, credencial para chegar ao inédito tri olímpico. Igualmente potentes são as categorias masculina e feminina de praia e a masculina de quadra, comandada por Bernardinho.