Ulisses Laurindo

Rodrigo Pessoa (XIII)


O esporte do Brasil mudou sua passagem em branco nos Jogos de Sidney, em 2000, onde ficou com 14 medalhas entre prata e bronze, sem nenhuma de ouro, reabilitando-se nos Jogos seguintes, de Atenas, com o pódio de cinco de ouro, uma inclusive do cavaleiro Rodrigo Pessoa, no hipismo, primeira e única desse esporte no histórico olímpico do país.

Rodrigo Pessoa nasceu na França, no dia 29 de novembro de 1972, mas, aos 18 anos, optou pela cidadania brasileira, apesar de nunca morado em terras brasileiras. O seu aparecimento no hipismo se deu quando tinha apenas cinco anos. Aos nove, participou de uma competição na Inglaterra, na Classe Pôney, onde ganhou experiência para futuras jornadas.

Com 12 anos Rodrigo se mudou para a Bélgica, mantendo seu ritmo de treinamento, tendo conquistado vários outros títulos na cidade de Malines. Como cidadão brasileiro integrou a delegação que competiu em Mar Del Plata, na Argentina, competição que deu à equipe brasileira a medalha de ouro no conjunto. Foi também medalhas de bronze nos Jogos de Atlanta, em 1996. Na relação de medalhas de bronze, em Sidney, consta também uma equipe que contou com a participação de Rodrigo.

Com esse cartel privilegiado, para continuar na seleção brasileira era questão obrigatória. E foi o que aconteceu, nos Jogos de Atenas, quando ganhou o cobiçado ouro. Ao final da prova a classificação de Rodrigo era à prata. Aconteceu, porém, que o vencedor individual da prova de salto, acabou desclassificado por dopping, o que privilegiou o brasileiro com o pódio mais alto.

O hipismo é esporte praticamente reservado a participante de poder financeiro elevado, pela natureza do esporte, que não depende só do praticante, mas, sobretudo, de recursos para manter os conjuntos em alto nível. No Rio der Janeiro existe o Clube Hípico, que mantém o calendário da entidade controladora em permanente atividade. Lá, foi o berço de grandes cavaleiros, como o da família Pessoa, de onde veio Nelson Pessoa Filho, que não fez parte das equipes olímpicas, mas com destaque para outros nomes, como Luís Felipe Azevedo e Doda, medalha de prata em Sidney. Na sequencia dessa série vamos falar novamente da vela , depois, do voleibol de quadras e praia, grandes campeões, coroando a participação brasileira.Das 10 medalhas dos atletas brasileiros em Sidney, a metade foi ouro.