Ulisses Laurindo

Sarah Menezes (XXII)


Mais uma vez o judô aparece na série de campeõs olímpicos, desta vez, com Sarah Gabrielle Cabral de Menezes, pódio maior em Londres, em 2012, na categoria até 48 quilos, e a primeira mulher a se laurear na modalidade do país.O Judô já havia ganho, anteriormente, dois ouros, com Aurélio Miguel e Rogério Sampaio. A campeã Sarah que continuou treinando ativamente, confia que nas lutas no Rio de Janeiro o resultado não seja outro, o mesmo de Londres, quando venceu cinco duelos.

Que é de março de 1990,começou o judô com nove na os na escola primária que estudava em Teresina. Após esse período começou freqüentar a academia, mas teve que parar aos 13 anos, devido o fechamento do estabelecimento. Já gostando imensamente das tarefas a que se submetia durante todo o tempo, manteve firme o treinamento, até que foi convocado pela Confederação para participar de uma seleção para a formação de uma equipe pré-juvenil, para a disputa do Pan-Americano, da categoria.

Mas o sucesso da judoca começou a aparecer mesmo em 2008 quando integrou a delegação brasileira para os Jogos de Pequim China, em 2008. Não foi bem, pois perdeu a primeira luta do programa e foi desclassificada. Mesmo assim permaneceu durante muito tempo no ranking internacional dos 48 quilos , condição que lhe deu ânimo para encarar um forte treinamento visando às disputas de Londres. Sempre bem cotada dentro do ranking nacional Sarah estabeleceu roteiro para conquistar uma das três medalhas reservadas aos vencedores;

Quem ainda podia duvidar de seu valor passou a pensar diferente, depois que ela pisou no tatame em Londres. Foram cinco lutas seguidas e a todas elas aplicava senão o ippon ou o vazári, e a luta chegava ao fim. O judô faz parte do programa olímpico em sete categorias, sendo o mais leve, ligeiro vai de 36 quilos a 55 , enquanto o maior peso é acima de 100 quilos. Além de Sarah a equipe nacional será composta por mais seis judocas, entre elas Mayra Aguiar. A equipe masculina será composta também de sete integrantes entre outros, Tiago Camilo e Rafael Buzacarini.

As provas de judô geralmente são realizadas logo no segundo ou terceiro dia da programação oficial e ocupa exatamente sete dias do calendário. As lutas são em caráter de eliminatórias, perdeu é eliminado sem chance de nova oportunidade. A medalha bronze é conquistada pelos dois litigantes na luta pelo terceiro lugar, o mesmo sistema utilizado no boxe.