Ulisses Laurindo

Treinadores desprestigiados


A situação dos treinadores do futebol brasileiro está vez mais difícil. A dispensa de Oswaldo de Oliveira, pelo Corinthians, depois de apenas oito jogos é motivo de preocupação para o futuro do futebol. O perigo está que a estabilidade dos treinadores é perigosa, sendo rara a permanência no cargo por parte da maior parte dos treinadores nos principais clubes do país. O desrespeito se torna maior, como no caso de Oswaldo, que foi demitido por telefone. O impasse acaba sendo problemático para resolver, a não ser que os treinadores se unam e dêem um basta na ditadura dos dirigentes. Para isso é preciso que tenham conhecimento e personalidade suficientes para dizer não quando sentir que o que lhe estão propondo é aventura. O treinador precisa trabalhar e, nesse caso, o maior pecado é do dirigente que não avaliou a capacidade do contratado para, depois, sem mais nem menos, optar pelo afastamento. Talvez quando isso for ajustado, nomes certos no lugar certo os clubes tivessem motivos para festejar permanecendo com os profissionais por mais   tempo para pudesse mostrar capacidade. A roda viva continua: Corinthians, sem treinador,  está entre Guto Ferreira e Vanderlei Luxemburgo, para muitos, o caminho mais curto  para o time descer para à Série B, em 2017.

Renovação
O presidente Eurico Miranda (Vasco), talvez por desencanto ou cansaço está preparando o filho Eurico Brandão para sucedê-lo no clube. Para tanto já o nomeou vice de futebol para cuidar do time na temporada de 2017. Além de competência, Euriquinho vai precisar de reforços para se enquadrar na exigência da disputa da Série A.

Ajuda
O Xeque Hamad Al Tani, um dos donos do PSG, da França, mostrou-se interessado em ajudar a Chapecoense. Ele é presidente da federação do Qatar e como faz no time francês pode ajudar muito o clube catarinense. Depois de ficar sem elenco, após a perda no desastre de avião, a diretoria está disposta a receber ajuda desde que esteja ajuda  dentro de seu interesse, pois não quer comiseração e, sim, se erguer com seus próprios recursos.

Santos-AP
O Santos do Amapá, terá mais uma vez chance de aparecer no cenário do futebol nacional. É que a CBF já homologou a tabela para a Copa do Brasil e o time amapaense terá o Vasco como primeiro adversário na abertura da competição da Copa do Brasil no Zerão, em 2017. É um bom inicio de temporada e até lá  o time santista pode formar bom elenco para enfrentar o time carioca.