Ulisses Laurindo

Trio apagado do Bota


Já são quatro jogos – ou mais de 360 minutos – sem balançar as redes. Um dado que resume bem o momento do Botafogo em 2019. Mas além das conhecidas falhas na criação, a fase do trio de ataque também não ajuda: Erik, Luiz Fernando e Diego Souza acumulam atuações apagadas antes de uma semana decisiva para o clube na temporada.

No próximo domingo, o Alvinegro encara o difícil clássico contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro enquanto tenta não se afastar da parte de cima da tabela. Na quarta-feira seguinte, um desafio ainda mais complicado: reverter a vantagem do Atlético-MG e avançar naquela que é a prioridade do clube na temporada, a Copa Sul-Americana.

O problema é que o ataque vive seu pior momento no ano. O trio titular não marca há cinco partidas: as quatro do jejum da equipe e mais a vitória contra o CSA, que teve gols dos meio-campistas Cícero e Alex Santana. O último atacante a balançar as redes foi Diego Souza, contra o Vasco, no dia 2 de junho.

– Acho que é questão de encaixe. A gente, com todo respeito, está um pouco pobre no setor ofensivo. Sempre fui jogador de combinação. Uma hora ou outra, conseguimos triangulação, mas estamos devendo a nós mesmos e ao nosso torcedor um jogo mais combinado. A gente trabalha para combinar e fazer os gols – analisou Diego.

Os números do setor no Campeonato Brasileiro, próximo compromisso do time, são muito ruins. Além do jejum, Erik, Diego Souza e Luiz Fernando já não vinham se destacando nem mesmo durante o bom momento da equipe antes da Copa América. Os três, juntos, marcaram apenas dois gols na competição nacional.

Se naquela época os resultados ao menos apareciam, agora a má fase dos atacantes se faz mais evidente. Na comparação com os rivais no clássico de domingo, então, os números ficam ainda piores. Gabriel e Bruno Henrique, juntos, anotaram 13 gols.

Além da diferença no número de gols, a dupla do Flamengo precisa de muito menos tempo em campo para acertar uma finalização no gol adversário: em média 25 minutos. Já o trio alvinegro sofre.