Ulisses Laurindo

Tudo para a vez do Palmeiras


Ficaram reduzidas a menos de 1% as especulações sobre o campeão do Brasileirão de 2016 devido ao comportamento do Palmeiras, na 36ª rodada, vencendo o jogo contra o Botafogo, domingo, por 1 a 0, chegando aos 74 pontos, precisando de apenas um empate em dois jogos para consolidar o título. O único que pode ainda tirar a conquista do alviverde é Santos que tem 68 e pode se prevalecer de duas vitórias e contar com derrotas do Palmeiras. Acontecendo essa hipótese, vitórias de um e derrotas do outro, os dois se igualariam nos 74 pontos, mas o time da Vila Belmiro seria campeão por número de vitórias, 23 contra 22.

Considerando o nível apresentado durante todo o Brasileirão e de pouco imaginar que, nos dois últimos jogos perca, primeiro para o Chapecoense, domingo e o Vitória, dia 4, quando precisará apenas de um empate para colocar a mão no troféu. O Santos que é a grande ameaça tem no caminho, ainda o Flamengo que se despediu do título, após o empate com o Coritiba. A festa do título palmeirense pode vir no próximo domingo, contra o Chapecoense, em São Paulo, dentro casa e diante de seu torcedor que espera comemorar o que já duram 22 anos, pois o último título foi conquistado em 1994, em partida final com o Cruzeiro. Na partida basta um simples empate, o que elevaria a contagem para 75, número incapaz de ser atingido pelo Santos, mesmo vencendo seus dois últimos compromissos. A partida será no Alliance, às 17 horas.

Vasco
Situação diferente do Palmeiras vive o Vasco da Gama que despencou na Série B, depois de liderar por muito tempo a competição. No último jogo, sábado, Santa Catarina, contra o Criciúma local, quando perdeu por 1 a 0 , dificultando o acesso à Série A, de 2017. Com 62 pontos, o time vascaíno terá que vencer o Ceará, em São Januário. A boa possibilidade do time dirigido por Jorginho é que o seu maior adversário, o Bahia, que enfrenta no jogo final o Atlético Goianiense, já campeão. No caso de derrotas de vascaíno e dos baianos, e vitória do Náutico, diante do Oeste, o time de São Januário permaneceria com 62 pontos, com o Bahia à frente, e, no caso de uma vitória do Náutico sobre o Oeste, chegaria aos 63 pontos, na quarta colocação e com acesso à Série A. A alternativa maior o Vasco é ganhar a partida de sexta-feira, diante de seu torcedor e comemorar à volta à elite do futebol brasileiro.