Ulisses Laurindo

Voleibol masculino (IX)


Dividindo com o futebol a liderança na preferência dos desportistas brasileiros, o voleibol, masculino, feminino e de praia têm a primazia de ser a modalidade olímpica brasileira líder na conquista de medalhas, somando, a partir de 1984, Los Angeles, 20 pódios, entre ouro, prata e bronze. Depois dos Jogos de 1984, a seleção masculina de voleibol começou a se mostrar para o mundo, obtendo a prata, deixando para trás os ganhadores de sempre, Japão, União Soviética, Polônia, Estados Unidos. Foi a primeira medalha de ouro em esportes coletivos.

Antes de mais nada convém lembrar os nomes dos medalhistas de Barcelona, que foram dirigidos pelo herói da equipe feminina, o bicampeão José Roberto Guimarães. São eles: Amauri, Pampa, Tande, Carlão, Douglas, Giovane, Janelson, Jorge Edson, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Talmo. A partir dessa vitória heroica o voleibol brasileiro nunca mais deixou de frequentar as manchetes mundiais, em razão de seus feitos, não apenas no adulto masculino, feminino e de praia, como, também, nas categorias mais jovens, ganhando quase todos os mundiais que disputava. As vitórias conquistadas motivaram a CBV a investir maciçamente no planejamento, por entender que era o caminho ideal para o prestígio da modalidade no Brasil e no mundo.

O voleibol tem grande vantagem em relação a algumas outras modalidades, por ser disputado em ambiente fechados de ginásios, oferecendo boas condições para ser levado ao público, através, principalmente dos assistentes de televisão, diferente de outras disputas, como remo, atletismo, hipismo, em campo aberto.. .

A seu favor, o voleibol tem ainda a vantagem de ser de movimento elegante, com muita plástica, bom motivo para agradar ao público que, simbolicamente, anima aos grupos empresariais a investirem nas promoções.

Os resultados hoje colhidos pelo voleibol brasileiro resultam do trabalho de planejamento na formação da base para sustentar a pirâmide, no caso de progresso. Foi o que fez a Confederação Brasileira de Voleibol que criou polos de desenvolvimento, onde a prática obedecia a orientação técnica cientifica.

Ao longo da série que estou apresentando no DIARIO, muito ainda os leitores tomarão conhecimento de outras façanhas desse esporte, criado pelo norte-americano William George Morgan, com aplicação inicial nas Associações Cristãs de Moços. O maior desenvolvimento se deu na Faculdade de Springfield, em 1891. A programação das areias das praias passou de apenas esporádica para se firmar com prioridade. No Rio de Janeiro, estado cercado de excelentes conjuntos de praias, como Leblon, Copacabana e a grande extensão da Barra da Tijuca, foi toque inicial para o aparecimento de grandes campeões, nas areias e nas quadras. A seguir, voltarei a focalizar o voleibol e a vela.