Ulisses Laurindo

Voleibol masculino (XVII)


Ao longo de toda a série sobre os medalhistas de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos disse que iria falar muito do voleibol e suas várias conquistas dessa modalidade, que começou a ser mostrada ao mundo a partir de 1984, em Los Angeles, com a conquista da medalha de prata, com uma geração de jogadores ainda hoje lembrados na história do esporte da rede. Nessa vitória, destacaram-se jogadores com Bernardinho, Bernard, Domingo Maracanã, Montanaro, Fernandão, com legado dos quais se aproveitaram as gerações seguintes, com o primeiro ouro, em Barcelona, em 1992.
Agora chegou a hora de se festejar o segundo ouro pela equipe que tinha no elenco 12 campeões dirigidos por José Roberto Guimarães , que tinha sob seu comando Anderson, André Heler, André Nascimento,

Dante, Giba,Giovani, Gustavo, Mauricio, Nalbert, Ricardinho, Rodrigão e Sérginho. Já sob o comando de Bernadinho, a seleção masculina obteve ainda duas medalhas de prata, em Pequim. 2008 e Londres, 2012, com quase o mesmo elenco da conquista de 2004

Destacamos os campeões que brilharam nas quadras e, por questão de justiça, é bom lembrar a ação de José Roberto que foi jogador de vários clubes brasileiros e também no exterior. Aos 22 anos integrou a seleção que foi a Montreal, Canadá, em 1976, e para melhor se preparar passou 40 dias treinando no Japão. Zé Roberto assumiu a seleção feminina em 2003 e, no ano seguinte dirigiu a seleção nos Jogos de Atenas, 2004,, mas só obteve a quarta colocação.

A rotina séria de trabalho chegou à primeira medalha de ouro nos Jogos de Pequim, com o privilégio de ser o único treinador do voleibol medalha de ouro no masculino e no feminino. Em 2012, levou novamente a seleção feminina ao ódio mais alto,ganhando a medalha de ouro em Londres, 2012 No comando da seleção para os Jogos do Rio de Janeiro , Zé Roberto tem a perspectivas de chegar ao inédito tri campeonato, pois a equipe está em grande forma, como provou vencendo o último Grande Prêmio, terminado neste mês de julho.

Igualmente vitorioso é o treinador Bernardinho que estreou em Jogos Olímpicos em 1988, em Seul, quando foi convidado por Bebeto de Freitas para auxiliá-lo. Em 1996, foi bronze, dirigindo a seleção feminina em 1996 e 2000.

Com boas duas equipes, os treinadores campeões têm duelo muito forte agora, a partir de 5 de agosto, quando começam os Jogos do Rio. Bernardinho não conseguiu ganhar o décimo, título da Liga Mundial porque perdeu para a Sérvia.