Wellington Silva

Em vias de impedimento


Uma sequência de fatos absurdos, e outros mais estarrecedores, expostos e recentemente comentados na CPI da Pandemia, no Senado Federal, vieram à tona na mídia após acuradas investigações da Polícia Federal e Ministério Público Federal, deixando muitos brasileiros com a velha pergunta, justamente aquela melodia do genial Renato Russo:

“ Que país é este!!!???

Primeiro, o Ministério Público Federal propõe na Justiça ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A ação, assinada por oito procuradores da República, lista a gravidade dos atos praticados:

Omissão injustificada para efetivação da compra de vacinas para imunizar a população em 2020; adoção ilegal – e indevida – do chamado “tratamento precoce” como ação determinante de política pública do governo federal contra a pandemia; omissão na ampliação de testes para a população e na não entrega de milhares de kits de testes de PCR, com perda de validade; deflagração de ação deliberada para dificultar o acesso da sociedade a informações vitais sobre a pandemia.

Nesta quinta-feira, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, cobrou posicionamento da Procuradoria Geral da República sobre notícia-crime contra Bolsonaro, enviada por senadores, a respeito das negociações da vacina indiana Covaxin. As denúncias sobre a Covaxin surgiram através do deputado Luis Miranda e de seu irmão, Luis Ricardo Miranda, em depoimento na CPI da Pandemia, no Senado Federal. Ambos relataram que avisaram Bolsonaro em uma reunião ocorrida no dia 20 de março de 2021, informando suspeitas de irregularidades na compra do imunizante. O referido inquérito tem o objetivo de esclarecer do porque o Presidente não ter tomado as medidas cabíveis que o caso requer.

E continuando os fatos estapafúrdios, absurdos, inadmissíveis, o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu abrir novas investigações para tentar “desnudar” suposta organização criminosa, de muito já observada pela Polícia Federal. A tal organização teria uma forte atuação digital, com núcleos de produção, grande capacidade de publicação, e suporte de financiamento político.

Na avaliação do ministro, “são absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4781 (o que apura ataques e ameaças a integrantes do STF)”, enfatiza.

E diz mais:

“As investigações da Polícia Federal, portanto, trouxeram fortes indícios de que Allan dos Santos atua na condição de um dos organizadores dos diversos ataques à Constituição Federal, aos Poderes de Estado e à Democracia, principalmente, por meios digitais, pregando deliberadamente o fim das instituições democráticas”.

Atualmente, oposição e movimentos sociais já protocolaram um superpedido de impeachment contra o presidente. Ele reúne cerca de 120 ações em um só processo, apontando mais de 20 tipos de acusações. Um total de 1.556 pessoas e mais de 550 organizações já assinaram pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro. Foram enviados 125 documentos ao presidente da Câmara dos Deputados, sendo 72 pedidos originais, 7 aditamentos e 46 pedidos duplicados. Até agora, apenas 6 pedidos foram arquivados ou desconsiderados. Outros 119, aguardam análise!

Novamente perguntamos:

Que país é este!!!???