Wellington Silva

O conselheiro maluco


Quem se lembra do chapeleiro maluco, de Alice no país das maravilhas?

Ele não parece uma “figura” mais simpática e agradável que o senhor Olavo?

Sinceramente não sei quem botou na cabeça deste senhor e do presidente que ele é um pensador. Pensar todo mundo pensa, bobagens e piadas. E ele já é uma piada pronta. Sujeito maluco, desagradável, deselegante e mal-educado!

O que diria ou faria Galileu Galilei ao se deparar com este “figuraço” dizendo que a Terra não é redonda, e sim plana!?

Jogaria na cabeça dele um antigo e pesado globo terrestre, feito de ferro bruto,somente para “ clarear suas ideias”? Sim, porque Galileu sofreu e sofreu muita perseguição da Igreja inquisitorial de sua época, forçado a renegar a sua teoria lógica, após longo estudo de observação científica. E foram dias e noites intuindo, comparando, concluindo…

E o que diriam os astronautas, na pesada estação espacial, em órbita da Terra?

Eu sinceramente sugeriria uma passagem para ele, e só de ida, até lá, na estação espacial. Ao chegar lá, colocariam aquela roupa simpática de astronauta e o deixariam flutuar, “suavemente”, fora da estação espacial, para fazer a grande pergunta:

– E então senhor Olavo, o que me dizes? A Terra é redonda, oval, quadrada, triangular, um losango, plana? O que você vê daqui de cima, oh! excelso guru?

E os Beatles?

Algum leitor do “Diário do Amapá” e do “The Guardian’ sabe me informar se Paul Mc Cartney e Ringo Starr se manifestaram sobre o festival de bobagens que o senhor Olavo falou dos Beatles, ou seja, que quase tudo o que a genialidade Beatle produziu não foi feita por eles e sim por Theodor Adorno, um maluco radical extremista falecido em 1969 que odiava jazz, blues, soul e detestava os Beatles?

A resposta é não!

E sabem porque?

Maluquice não merece nenhum “dedinho” de prosa!

Músicos que acompanharam os Beatles em seu início de carreira:

Tony Sheridan, Stuart Sutcliffe, Pete Best, Andy White, Chas Newby, Norman Chapman, Tommy Moore. O produtor dos Beatles foi George Martin, falecido em 2016, aos 90 anos. O primeiro empresário dos Beatles, em 1960, foi Allan Willians, falecido em 2016, aos 86 anos. Allan Klein, que também empresariou o grupo no início de sua carreira, morreu em 2009, aos 77 anos. E foi o genial músico Billy Preston, falecido em 2006, aos 59 anos, que tocou órgão em estilo gospel na antológica canção “Let it Be”. Então senhor Olavo, vá adornar o capeta!

Em 2030 a genialidade de Galileu e dos Beatles continuará sendo objeto de pesquisa e o senhor Olavo, bem, até lá ninguém mais lembrará do senhor Olavo e suas bobagens.

O que diria o personagem Olegário Rapp, criação do genial Chico Anysio:

– Não gente, loucura perde entende!?

E o Bozó, que sempre se intitulava o “xerifaço” da Globo?

– Pá, pá, pá, pá, para com isso!

E o Lingote?

– Ele tá muiiito doido…

Curiosidades fúteis: Quem lembra o nome do sujeito que de todas as formas tentou prejudicar a carreira de Mozart? Muito poucos, porque historicamente não interessa. Quem lembra o nome dos ministros que conspiraram para prejudicar Confúcio? Também historicamente não interessa!

É, realmente o senhor Olavo também não vai interessar a história da humanidade!

É como diz a letra da canção do saudoso Nelson Ned:

“ Mas tudo passa, tudo passará, e nada fica, nada ficará…

Galileu Galilei e os Beatles de muito já fazem parte da história científica e musical do mundo, entendam bem isto! E chega de bobagens!

Esquerda!? Direita!? Comunistas !? E isso ainda existe quando muitos se assentavam à mesa do Luizinho para comer do mesmo pão e do mesmo vinho, numa clara convergência de interesses políticos e financeiro$$$$$ ?

Hora, faça-me o favor!