Wellington Silva

Os monstros de Bucha e Borodianka


Novamente revendo a Carta das Nações Unidas que fora amplamente discutida em detalhes durante a Conferência de São Francisco, iniciada em 25 de abril de 1945, tendo entrado em vigor no dia 24 de outubro de 1945, e refletindo profundamente a histórica e memorável Declaração Universal dos Direitos Humanos, honestamente pergunto porque países tão cruéis e totalitários como a Rússia ainda fazem parte da Organização das Nações Unidas-ONU, e muito pior, na qualidade de membro da Comissão dos Direitos Humanos?

Se ambos e históricos documentos ressaltam tanto a questão da dignidade humana, direitos iguais para todos, justamente o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis, tendo como fundamento a liberdade, a justiça e a paz no mundo, não é um absurdo e altamente contraditório o Senhor Putin fazer parte da ONU e descaradamente perseguir e mandar eliminar opositores, determinar a invasão e a destruição da Ucrânia e mandar sufocar todo e qualquer protesto em Moscou em defesa da liberdade e da paz do povo ucraniano?

O assassinato em massa ocorrido em março deste ano, durante a Batalha de Bucha, na Ucrânia, mostra claramente ao mundo o terror covarde do exército russo, massacre somente agora evidenciado na mídia internacional, neste início de abril, logo após soldados e tanques russos bateram em retirada da cidade.

E o que se viu lá?

Tortura, mutilação, decapitação, estupro e abuso sexual contra uma população indefesa. A contagem de mortes cruéis e covardes já somam mais de 300, e se acredita que devem se aproximar de 400 ou mais.

A propaganda russa, como sempre, nega a veracidade dos fatos, e cinicamente inverte o que está muito claro para o mundo:

Soldados descontrolados, paranoicos, com a moral baixa, passando fome, assustados, muitos sob o efeito de álcool, vodka, ou alucinógenos, criam verdadeiros cenários de terror contra tudo o que se move.

Muitas imagens já correram o mundo mostrando tanques russos covardemente disparando contra prédios civis, e elas são bem reais!

A brava resistência e tenacidade do povo ucraniano, principalmente na área de entorno de Kiev, tem dado muito trabalho ao exército invasor. Seus RPG’s transformam em entulhos e mais entulhos o que antes era uma pomposa coluna de mais de 60 quilômetros de tanques, caminhões, carros de assalto, lançadores de mísseis, etc.

“Até agora o estado russo e os militares russos são a maior ameaça do planeta à liberdade, à segurança humana, ao conceito de direitos humanos, como tal”, declarou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Informações da mídia mundial dão conta de que o exército invasor já estaria usando crematórios móveis com o objetivo de dar fim aos cadáveres e eliminar evidências de assassinato. Em Borodianka, não existe nenhuma base militar. Lá, também, a população civil foi alvo de ataques cruéis. 26 corpos já foram encontrados. A Procuradora Geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, enfatizou que “é impossível prever quantos mortos houve no local”. Recentemente, o covarde ataque a estação de trem em Kramatorsk matou 50 pessoas e deixou 98 feridos. Cinco crianças foram mortas. Os suspeitos são os líderes separatistas de Donetsk.

A Assembleia Geral da ONU já suspendeu a Rússia do Conselho de Direitos Humanos e estuda impor sanções mais duras ao regime de Mister Vlad, o sanguinário.