Heraldo Almeida

14 de março – Dia Nacional da Poesia


O 14 de março foi declarado Dia Nacional da Poesia em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo.

Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação, fabricação. Há muito tempo, porém, essa palavra denomina a arte de escrever em versos. A definição de verso não é tão simples assim. Muita gente pensa que poesia é igual a rima, mas isso não é verdade. Existem versos que não rimam e são chamados de versos brancos, muito usados particularmente na poesia modernista.

Falar de poesia, porém, significa falar de poetas, os criadores de poesia. Além de Castro Alves e Gonçalves Dias, existem vários outros poetas da literatura brasileira que você precisa conhecer. Entre outros, podem ser citados: Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Olavo Bilac, Cruz e Sousa, Oswald de Andrade, Carlos Drummund de Andrade, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes.

Mas é bom lembrar que a nossa poesia tem como matéria prima a língua portuguesa e, nesse sentido, há dois autores portugueses que também precisam ser mencionados, pois tiveram influência tanto na poesia de sua pátria quanto na brasileira. Trata-se de Luis de Camões e Fernando Pessoa, dois poetas de primeira grandeza, talvez a expressão mais alta da poesia em Portugal. E já que saímos do Brasil é bom lembrar que também existe um Dia Internacional da Poesia, o 21 de março. (educacao.uol.com.br).

 

  • É hoje

Programa “O Canto da Amazônia” está completando nesta quinta (13), 10 anos no ar, sempre valorizando os artistas e suas obras em todos os segmentos.
De segunda à sexta, na Diário FM 90,9. Parabéns.

 

  • Identidade

O programa “O Canto da Amazônia” criou uma identidade direta, principalmente, com os artistas regionais que tem suas artes em defesa da sua aldeia tucuju.
Também com o público que consome a arte cultural produzida no Amapá.

 

  • Eleição

Liesap anuncia que vai antecipar a eleição para presidente da instituição. O atual mandato encerra em junho.
Assim ganha tempo para trabalhar o carnaval de 2020, já que estamos há quatro anos seguidos sem desfile (2016-2017-2018 e 2019).

 

  • Candidato

Diego Cearense, presidente da escola de samba Piratas Estilizados, anuncia sua pré-candidatura á Liesap.

 

  • Artesanato

Nesta quinta (14) é a vez do segmento do Artesanato realizar sua plenária pra escolher a comissão eleitoral.
Ontem (13) foram os artistas do Teatro que iniciaram a agenda de encontros.

 

  • Memorial

Memorial Sacaca, inaugurado dia 22 de março do ano passado, vai completar seu primeiro aniversário esse mês.
O Memorial pertence ao Museu Sacaca, onde está localizado.

 

  • “Tia Biló”

Nome da banda musical do cantor e compositor paraense, Ozy Rodrigues, com temática do Pop Rock.
O disco “Antes do Apagar das Luzes” é o primeiro do artista com a banda.

 

  • Agenda

Sexta (15) tem o projeto “Música da Gente Com Elas”, no Sesc Araxá, a partir das 20h.
Com as cantoras Hanna Paulino e Brenda Melo soltando suas belas vozes. Entrada custando R$ 5,00.