Heraldo Almeida

30 de Abril: Dia Internacional do Jazz


O Dia Internacional do Jazz é celebrado em 30 de abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.

Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura. Para promover o Dia Internacional do Jazz decorrem vário s concertos de jazz, promovidos por escolas, grupos e músicos, etc, com o intuito de apresentar à população este gênero musical. O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação.

O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana.

Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz. (www.calendarr.com)

 

  • Jazz

Em 30 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jazz, data criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador e da Boa Vontade, Herbie Hancock.
Foi em 2012 a primeira comemoração que tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

 

  • Recital

Nesta terça (30) será comemorado o Dia Internacional do Jazz na Escola de Música Walquiria Lima, às 19h. Um recital para celebrar a data.
A escola está situada na esquina da av: Iracema Carvão Nunes com a rua Eliezer Levy – Centro. Entrada franca.

 

  • Samba

Sábado (4) tem a volta do projeto Pagode do Josimar com participação de Luciano Cachorrão e Cafú Rota Samba.
Na casa de shows Beija Flor Festas e Eventos, na rua Hamilton Silva, entre as avs: Felipe Camarão e 13 de Setembro, a partir das 18h. Informações: 99121-5580 e 99164-3920.

 

  • Tambor

Vem aí o aniversário do Laguinho, denominado de “Festa do Tambor”, dias 25 e 26 de maio. Mais uma celebração do bairro da cultura popular.
A realização é da Associação Cultural Banco da Amizade.

 

  • Redução

Nova Lei de Incentivo à Cultura (ex Rouanet) reduz de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão teto de captação por projeto.
Uma das justificativas é que a mudança no valor máximo evita a concentração do incentivo nas mãos de poucos proponentes, garante melhor distribuição dos recursos e amplia acesso. (www.cultura.gov.br).

 

  • Marabaixo

Dia 1º de maio (quarta) tem programação do Ciclo do Marabaixo na Associação Cultural Berço do Marabaixo (Favela), às 17h.
É pra saldar o Dia do Trabalhador. Os tambores vão rufar.

 

  • Prêmios

Domingo (5) tem show de prêmios da quadrilha junina Luar do Sertão, na quadra do ginásio do Santa Inês (Orla), a partir das 12h.
Vários DJs, grupos de dança, cantores, etc. Prestigie.