Heraldo Almeida

A grande importância do livro


A grande importância do livro, desde os antigos papiros, tábuas de argilas e outros suportes se estende até os dias de hoje, quando novas mídias digitais colocam ao alcance de qualquer pessoa com acesso a dispositivos eletrônicos (smartphones, tablets, PCs) bibliotecas imensas.

Vivenciamos hoje uma verdadeira avalanche de publicações, tanto impressas como digitais, o que requer dos leitores, bibliotecários, professores e demais leitores critérios para selecionar e filtrar o que realmente vale a pena ser lido e até ser arquivado. Por incrível que pareça, apesar dos avanços tecnológicos, da expansão das editoras e bibliotecas (estas fazem poucas aquisições), muita gente está excluída desse universo das letras.Geralmente trabalham nas bibliotecas escolares aqueles professores com problemas de saúde, prestes a se aposentar e raramente esses ambientes conseguem atender à demanda e contribuir de forma eficaz na formação de leitores. E essa falha se mostra contundente, como por exemplo nos exames do Enem e nos concursos de redações! Já em muitas casas, mesmo de classes mais privilegiadas, se prioriza os espaços de jogos e lazer, com equipamentos eletrônicos sofisticados, mas bem poucos possuem livros ou têm o hábito de comprá-los ou frequentar bibliotecas.

Quando no mundo inteiro se faz esta reflexão sobre a importância do livro, nós brasileiros deveremos também questionar as políticas públicas para o livro e a leitura, que ao menor sinal de crise são imediatamente penalizadas. Os municípios brasileiros dão pouca ou nenhuma atenção ao livro. As informações que temos é de que em todo o Brasil as bibliotecas públicas, que deveriam ser o centro irradiador de cultura e conhecimento, estão sempre relegadas, sem aquisição de novos livros e publicações informativas, sem equipamentos modernos de informática e internet, mobiliários e espaços de convivência adequados para que se adaptem ao imenso fluxo de cultura e arte que existe por todas as cidades brasileiras. O livro, seja impresso ou digital, é possivelmente a invenção mais genial do homem. Fico com o grande escritor argentino Jorge Luis Borges: “O livro é a grande memória dos séculos. Se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem”. E, como Borges, sempre digo: tenho mais orgulho dos livros que li dos que dos livros que escrevi! (Texto: Paulo Tarso Barros – escritor, professor e editor. Autor, dentre outros livros, de “Poemas de Aço”, “O Benzedor de Espingardas”, História de um Sino” e “Os Silêncios da Eternidade”).

 

  • Comemoração

O Grupo de Artes Integradas Pena e Pergaminho está completando seis anos e vai comemorar a data em grande estilo, neste sábado (7).
Com poesia, música, oficinas, intervenções, café literário e outras atrações. No Sesc Centro (esquina da av: Mendonça Júnior com a rua Tiradentes), à 17h. Entrada franca.

 

  • Concurso

Quadrilha junina Simpatia da Juventude, vai realizar dois concursos: Garoto Junino e Miss Caipira Gay. Neste sábado, 7, na sede de Boêmios do Laguinho (av: Gal. Osório – entre as ruas Eliezer Levy e Gal. Rondom – Laguinho), a partir das 21h. Informações: 98119-4589.

 

  • Agenda

Neste sábado, 7, tem o show “Travessia”, com o cantor e compositor amapaense, Cley Luna e Max Viana (filho de Djavan).
No Sesc Araxá, às 8h. Entrada Franca.

 

  • Dança

De 12 a 14 de abril vai acontecer o I Seminário de estudos e Pesquisas em Dança em Macapá.
O evento vai acontecer na Biblioteca Pública Elcy Lacerda – Centro.

 

Dia 6 de maio vai acontecer a 2ª Corrida Para a Fé, do Santuário Nossa Senhora de Fátima (Bairro Santa Rita).
As inscrições sendo feitas pelo site www.chiptiming.com.br, no valor de R$ 50,00. Largada, às 6h.

 

  • Música

Dia 4 de maio tem show nacional “Todo Caminho é Sorte, em Macapá, da cantora Roberta Campos.
Na casa de show Prime (antiga Green). Informações: 98137-3130.

 

  • Corrida

A 1ª Corrida da Polícia Civil vai acontecer dia 22 de abril, em comemoração a semana do policial civil, de 16 a 22 deste mês.
Inscrições ao preço de R$ 50,00, pelo www.chiptiming.com.br.