Heraldo Almeida

A importância do livro


A grande importância do livro, desde os antigos papiros, tábuas de argilas e outros suportes se estende até os dias de hoje, quando novas mídias digitais colocam ao alcance de qualquer pessoa com acesso a dispositivos eletrônicos (smartphones, tablets, PCs) bibliotecas imensas. Vivenciamos hoje uma verdadeira avalanche de publicações, tanto impressas como digitais, o que requer dos leitores, bibliotecários, professores e demais leitores critérios para selecionar e filtrar o que realmente vale a pena ser lido e até ser arquivado. Por incrível que pareça, apesar dos avanços tecnológicos, da expansão das editoras e bibliotecas (estas fazem poucas aquisições), muita gente está excluída desse universo das letras.

Geralmente trabalham nas bibliotecas escolares aqueles professores com problemas de saúde, prestes a se aposentar e raramente esses ambientes conseguem atender à demanda e contribuir de forma eficaz na formação de leitores. E essa falha se mostra contundente, como por exemplo nos exames do Enem e nos concursos de redações! Já em muitas casas, mesmo de classes mais privilegiadas, se prioriza os espaços de jogos e lazer, com equipamentos eletrônicos sofisticados, mas bem poucos possuem livros ou têm o hábito de comprá-los ou frequentar bibliotecas.

Quando no mundo inteiro se faz esta reflexão sobre a importância do livro, nós brasileiros deveremos também questionar as políticas públicas para o livro e a leitura, que ao menor sinal de crise são imediatamente penalizadas. Os municípios brasileiros dão pouca ou nenhuma atenção ao livro. As informações que temos é de que em todo o Brasil as bibliotecas públicas, que deveriam ser o centro irradiador de cultura e conhecimento, estão sempre relegadas, sem aquisição de novos livros e publicações informativas, sem equipamentos modernos de informática e internet, mobiliários e espaços de convivência adequados para que se adaptem ao imenso fluxo de cultura e arte que existe por todas as cidades brasileiras.

O livro, seja impresso ou digital, é possivelmente a invenção mais genial do homem. Fico com o grande escritor argentino Jorge Luis Borges: “O livro é a grande memória dos séculos. Se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem”. E, como Borges, sempre digo: tenho mais orgulho dos livros que li dos que dos livros que escrevi! (Texto: Paulo Tarso Barros – escritor, professor e editor. Autor, dentre outros livros, de “Poemas de Aço”, “O Benzedor de Espingardas”, História de um Sino” e “Os Silêncios da Eternidade”). (www.opiniaoepalavras.com)

 

  • Comemoração

O Dia Internacional do Jazz é comemorado em 30 de abril. Em Macapá uma grande programação está sendo preparada pra comemorar a data.
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano), no Araxá, às 19h. O músico e produtor Finéias Neluty, é quem está coordenando o evento.

 

  • Concurso

Dia 27 de abril a quadrilha junina, Simpatia da Juventude, vai realizar o concurso Garoto Junino e Miss Caipira Gay 2019.
Na sede da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho (av: Gal. Osório), no Laguinho, a partir das 22h.

 

  • Quadrilhando

Domingo (14) tem festival de prêmios da Liga Macapá, na quadra da escola de samba Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Santa Rita), a partir das 13h.
Faz parte da agenda da quadra junina amapaense. Prestigie.

 

  • Trokkal

Em breve a Galeria de Arte Trokkal, na Praça Veiga Cabral, vai receber programação especial com calendário de eventos para os artistas das artes visuais.

 

  • Presente

Governador Waldez Góes entregou ao presidente Bolsonaro a obra, “Fortaleza São José”, do artista plástico amapaense, Wagner Ribeiro, durante solenidade de inauguração do novo aeroporto de Macapá, na sexta (12).

 

  • Candidato

O compositor, poeta e escritor Aroldo Pedrosa, é pré-candidato ao Conselho Estadual de Política Cultural pelo segmento da literatura. Um bom nome.

 

  • Talentando

Programa O Canto da Amazônia da Diário FM 90,9, está iniciando uma campanha para descobrir talentos, em todos os segmentos da arte, que produzem obras regionais com linguagens amazônicas na temática.
Envie mensagens para 98132-8231 (whatsapp) e para o email: heraldocalmeida@bol.com.br.