Heraldo Almeida

A influência da cultura na formação do cidadão


Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim, colere, que tem como significado literal “cultivar”. Partindo desse princípio, percebemos que se trata de uma herança acumulada ao longo dos anos, e que deve ser preservada.

Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo. As modificações que se desenvolveram e que foram trazidas por uma geração passam para a geração seguinte, e se implementam ao melhorar aspectos para futuras gerações.

Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias: Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade. Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano. Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal.

Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo:

O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens. O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais. O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gênero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversa s maneiras. O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos, mas nem por isso, com menos influência na sociedade. (www.institutofilantropia.org.br).

 

  • Agenda

Sexta, 29, o projeto “Cantando a Amazônia” recebe dois shows, “Clube da Esquina” e “São Batuques”, com Beto Oscar e Helder Brandão. Convidados especiais: Naldo Maranhão, Brenda Melo, Alan Gomes e João Amorim.No Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano – Araxá, 22h. Informações: 99149-6446.

 

  • “Girassol”

Nome do show que a cantora Brenda Melo vai apresentar dia 6 de julho, no Norte das Águas, às 22h. No Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano – Araxá, 22h. Informações: 98119-2790 e 98113-6730.

 

  • Ligajum

A Liga Municipal de Quadrilhas Juninas vai realizar seu 1º festival, de 27 a 29 de junho. Na Praça do Beirol (próximo ao Super Fácil, às 19h). São 24 estilizadas e 5 tradicionais.

 

  • Samba

A primeira feijoada do Meio Dia da Imperatriz 2018, vai acontecer dia 7 de julho, na av: Henrique Galúcio, entre as ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva. Vários grupos de samba e pagode estão convidados. Informações: 99354-5808 e 98305-0755.

 

  • Promessa

Com apenas 8 anos de idade ela já está cantando e mostrando que é uma promessa para o amanhã da boa música popular brasileira. Estou falando de Bia Neluty, filha do músico, compositor, cantor, diretor, produtor Finéias Neluty e da dançarina Fabíola Neluty. Parabéns.

 

  • Resultado

Fundação de Cultura de Macapá divulgou o resultado da seleção das propostas inscritas pelos artistas, no edital para o Macapá Verão 2018.
A lista com os nomes das atrações está no mural da Fumcult (rua Eliezer Levy – Centro), CEU das Artes (rua principal do Infraero II) ou no site www.fulcult.macapa.ap.gov.br.

 

  • Oscar

Ministério da Cultura abriu processo seletivo para a escolha do longa-metragem brasileiro, que disputará uma vaga entre os indicados ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar 2019. As inscrições deverão ser feitas até as 18 horas do dia 17 de agosto (www.cultura.gov.br).