Heraldo Almeida

A influência da cultura na formação do cidadão


Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim, colere, que tem como significado literal “cultivar”. Partindo desse princípio, percebemos que se trata de uma herança acumulada ao longo dos anos, e que deve ser preservada.

Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias: Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade. Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano. Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal.

Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo:

O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens. O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais.

O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gênero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversas maneiras. O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos, mas nem por isso, com menos influência na sociedade. (www.institutofilantropia.org.br)

 

  • Corte

Nova Lei de Incentivo à Cultura reduz de R$ 60 milhões para R$ 1 milhão teto de captação por projeto.
Mudança no valor máximo evita a concentração do incentivo nas mãos de poucos proponentes, garante melhor distribuição dos recursos e amplia acesso, disse Osmar Terra, ministro da Cidadania, pasta onde a cultura está atrelada. (www.cultura.gov.br)

 

  • Amapalidade

Vereador de Macapá, Caetano Bentes (PSC), defende que a história e cultura do Amapá sejam obrigatórias nos concursos públicos, no município.
“Que nos editais de concursos públicos estabeleçam, nas questões de suas provas, conhecimentos sobre o Estado do Amapá, sua cultura e história”, disse o parlamentar.

 

  • Mudança

Comunidade do Laguinho pede “Mudança” na eleição de sexta (26), das 10h às 17h, que vai eleger o novo presidente da agremiação.
São dois candidatos na disputa: Jocildo Lemos, apoiado por Francisco Lino da Silva e pela maioria da comunidade, e Zezé Gemaque, apoiado pela atual gestão. 29 conselheiros terão direito a voto.

 

  • Choro

Dia 26 de abril tem show de choro e samba com Trio Lobita (PA) e grupo Vou Vivendo (AP), no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), às 21h.

 

  • Concurso

No sábado (27) a quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar dois concursos: Garoto Junino e Miss Caipira Gay.
A partir das 20h, na sede de Boêmios do Laguinho (av: Gal. Osório – Laguinho).

 

  • Talentando

Programa O Canto da Amazônia da Diário FM 90,9, está iniciando uma campanha para descobrir talentos, em todos os segmentos da arte, que produzem obras regionais com linguagens amazônicas na temática.
Envie mensagens para 98132-8231 ou 99141-8420 (whatsapp) e para o email: heraldocalmeida@bol.com.br.

 

  • Seleção

Diretores do longa – metragem “Amanda” estão selecionando pessoas de 20 a 60 anos de idade, para gravação do filme.
Interessados devem se inscrever pelo email: elencoamanda@gmail.com.