Heraldo Almeida

Amazônia: Grandes também são as ameaças


Maravilhas à parte, o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia. Desde que os portugueses pisaram aqui, em 1550, até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá foram desmatados cerca de 18% da Amazônia brasileira  – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Foi pela década de 1970 que a porteira se abriu. Numa campanha para integrar a região à economia nacional, o governo militar distribuiu incentivos para que milhões de brasileiros ocupassem aquela fronteira “vazia”. Na corrida por terras, a grilagem falou mais alto, e o caos fundiário virou regra difícil de ser quebrada até hoje.

A governança e a fiscalização deram alguns passos. Mas em boa parte da Amazônia, os limites das propriedades e seus respectivos donos ainda são uma incógnita. Isso pode mudar com a consolidação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), ferramenta de regularização ambiental prevista no Código Florestal, mas que ainda está em processo de implementação. Os órgãos ambientais correm atrás de recursos para enquadrar os que ignoram a lei, mas o orçamento para a pasta não costuma ser generoso. O resultado, visto do alto, do solo ou das águas, é impactante. (www.greenpeace.org/brasil).

Macapá Verão
Inicia no domingo, 10, a programação oficial do Macapá Verão 2016, no balneário de Fazendinha, a partir das 11h.
Atrações artísticas: Musical Infantil Entrei na Roda, Grupo Axé Só Kebrança (dança), Capoeira com a Associação União Capoeira, show com Amado Amâncio, Neivaldo e Banda, Banda Vennecy, Grupo SensaSamba e Adenor Monteiro.

Prevenção
Segue até domingo, 10, a Consulta Pública sobre definição de procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, por meio de obras de arte.
O foco da consulta são pessoas físicas ou jurídicas que comercializem antiguidades e/ou obras de arte de qualquer natureza. A iniciativa é do Iphan. (www.cultura.gov.br).

Fechado?
Recebo a informação que o Museu Joaquim Caetano, na esquina da Av: Mário Cruz com a Rua Binga Uchôa – Centro, encontra-se fechado.
Se contar ninguém acredita.

Concerto
Neste sábado, 9, tem Concerto Sesc partituras, às 7 da noite, no auditório da escola Sesc Araxá (Beirol).
Violonista Nonato Leal e Aron Miranda. Entrada gratuita.

Portela
Enredo da escola de samba Portela (RJ) para o carnaval de 2017, é uma homenagear a uma das maiores obras musicais do consagrado cantor e compositor portelense Paulinho da Viola.
“Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida e Meu Coração Se Deixou Levar”.

Teatro
Domingo, 10, tem espetáculo no Teatro das Bacabeiras, às 7 da noite.
Grupo de Teatro Faces de Santarém (PA) com a peça “Exagero Total”.

Descaso
Alguns segmentos artísticos culturais não vêm sendo levado a sério e nem respeitados no Amapá.
É um descaso total com a arte produzida desse lado daqui do equador. Lamentável.

Gravando
Banda amapaense “Macacos Pelados” entra em estúdio pra gravar sua primeira música.
 A direção musical e de Cléverson Baia. É a nova geração do cancioneiro tucuju entrando em cena.