Heraldo Almeida

Apesar de você


Chico Buarque, um dos maiores compositores brasileiros, durante o auge da ditadura militar, em 1970, teve a sua canção obra prima “Apesar de você” censurada. A sua letra, feita contra os ditadores, se encaixa perfeitamente com o que viveremos. Amanhã vai ser outro dia. Hoje você é quem manda, falou tá falado e não tem discussão, não. A minha gente, hoje anda falando de lado e olhando pro chão. Viu? Você que inventou esse estado inventou de inventar toda escuridão, você que inventou o pecado esqueceu-se de inventar o perdão.

Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforía? Como vai proibir quando o galo insistir em cantar? Água nova brotando e a gente se amando sem parar. Quando chegar o momento Esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro! Todo esse amor reprimido, esse grito contido, esse samba no escuro.

Você que inventou a tristeza agora tenha a fineza de “desinventar”. Você vai pagar, e é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar. Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria. Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença. E eu vou morrer de rir e esse dia há de vir antes do que você pensa.

Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia. Como vai se explicar vendo o céu clarear, de repente, impunemente? Como vai abafar nosso coro a cantar na sua frente. Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Você vai se dar mal, etcetera e tal, lá, laiá, la laiá, la laia. (Chico Buarque).

Desrespeito 
Fui agredido fisicamente pelo deputado estadual, Moisés Souza e seu irmão, Severo Souza (advogado), terça (29), à noite, dentro da Politec, quando cobria (ao vivo) pela rádio Diário FM, a prisão do deputado e sua chegada naquele órgão para exame de corpo de delito.
Lamentável e repudiante esse tipo de prática no Amapá. Até quando?

É hoje
Show da cantora Mayara Braga, no Projeto MPA (Música Popular Amapaense), com uma linguagem bem amazônica de cantar as coisas tucujus.
Artistas convidados: Finéias Nelluty, Claudete Moreira, João Amorim, Laura do Marabaixo e Ariel.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, a partir das 21h. Informações: 99186-6670.

Lançamento
Nesta sexta, 2, tem coquetel de lançamento do 35º concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense.
Na sede do Trem Desportivo Clube (esquina da av: Feliciano Coelho com Gal. Rondon), às 20h.

“Voz e Cordas”
Dia 23 de dezembro tem show da cantora Lia Sophia em Macapá, “Voz e Cordas”, no bar e restaurante, Vitruviano, às 22h.
Um presente de natal para encerrar bem o ano. Informações: 98122-4919.

Agenda
Dia 7 de dezembro, véspera do feriado, tem show do consagrado cantor e compositor nacional, Cláudio Nucci e Dri Gonçalves, em Macapá. Clássico da boa MPB.
No bar e restaurante, Vitruviano. Mesas limitadas. Informações: 98111-5762 e 99131-5185.

Samba
Nesta sexta, 2, é comemorado o Dia Nacional do Samba e o projeto Samba no Mercado Central vai comemorar a data.
A partir das 19h, com as atrações: Grupo Pagode Moreno, Grupo Jeitinho Kriolo – San Jorge (Guiana Francesa), Carlos Pirú e convidados.

Alerta
O Ministério da Cultura informa que a aprovação de projetos depende da prestação de conta.
Uma das fases de análise dos projetos realizados via Lei Rouanet é a análise da prestação de contas.
Nesta fase, o proponente ainda possui responsabilidades sobre as informações prestadas, o que segue até análise definitiva – que decidirá sobre aprovação ou reprovação do projeto.