Heraldo Almeida

Artes visuais retratam cotidiano do samba


Heitor dos Prazeres, Nelson Sargento, Di Cavalcanti, Cândido Portinari. Esses são alguns dos artistas que pintaram, ao longo dos anos, cenas de um dos gêneros musicais mais famosos do Brasil: o samba. A presença dessa manifestação cultural nas artes visuais não apenas a perpetua ao mostrar sua história, mas também revela que se trata de algo intrínseco ao próprio brasileiro.

“O samba está presente nas artes visuais porque é algo que está no pintor, está dentro da gente, dentro do brasileiro”, afirma o músico e pintor Heitorzinho dos Prazeres. “O samba faz parte da nossa cultura. Está nos versos de poesia, nas esculturas, na pintura porque está no gene do brasileiro”, destaca.

No caso de Heitorzinho dos Prazeres, a influência veio do pai, o sambista e pintor Heitor dos Prazeres (1898-1966). Em suas telas, estão cenas de samba de tempos anteriores, figuras carnavalescas, cenas suburbanas e cenas cariocas festivas. “Eu nasci nesse berço do samba, já chorei ao som do cavaquinho e dormi acariciado pelo som dos pincéis. Com cinco anos, via meu pai pintando embaixo do meu beliche”, recorda.

O pai, Heitor dos Prazeres, tanto nas canções que compôs quanto nos quadros que pintou, narrou com maestria a vida da gente do Rio de Janeiro. “A alegria e o sofrimento desse povo é que me obrigam a trabalhar”, disse o sambista, em referência ao seu processo criativo, no documentário de 1965 que leva seu nome, dirigido por Antônio Carlos da Fontoura.

Autodidata, Heitor dos Prazeres retratou em seus quadros o dia a dia de moradores das favelas, com cenas como brincadeiras de criança, festas juninas, jogos de baralho e rodas de samba, sempre com a indefectível marca dos personagens olhando para o alto.

Outro cantor e compositor que se destaca na pintura é Nelson Mattos, mais conhecido como Nelson Sargento, nascido em 1924, no Rio de Janeiro. Como pintor, ele utiliza as técnicas do primitivismo e do cubismo para retratar palhaços, baianas, festa de carnaval e o cotidiano das favelas. O artista, inclusive, foi um dos agraciados pela 22ª edição da Ordem do Mérito Cultural (OMC), principal condecoração pública da área da cultura, realizada no início de novembro pelo Ministério da Cultura. (www.cultura.gov.br).

 

 

CARROÇA: É um meio de transporte que antecede ao advento dos veículos a vapor. Movida por tração humana ou animal, a carroça era o meio de transporte mais utilizado para os deslocamentos de carga de um lugar a outro. Hoje em dia, é pouco comum o uso de carroças no trânsito de grandes centros urbanos, sendo até chamadas de “charretes”. As carroças são utilizadas mais frequentemente no meio rural.

 

Flor negra, flor bela
No marabaixo ou batuque
Batuca, batuca de amor
Meu coração por ela
Nilson Chaves e Joãozinho Gomes

 

  1. Cortejo

O Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai acontecer no domingo, 16, e os ensaios finais irão a partir desta terça, 11, até a sexta, 14, na Praça Floriano Peixoto, 19h.
Concentração, às 16h, na av: Coaraci Nunes (ao lado do Banco do Brasil).

 

  1. Poesia

Lançamento do livro “A Trilha do Mar”, da poeta Ana Anspach, será no sábado, 15, na Livraria Acadêmica do Macapá shopping, às 20h.
“É uma viagem aos cantos mais escondidos”, dia a autora carioca que há 2 anos reside em Macapá.

 

  1. Mostra de dança

Domingo (16), a Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá vai realizar a Mostra de Dança Fejufap a premiação dos melhor de 2018, no Teatro das Bacabeiras, às 19h.
A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

 

  1. Carnaval

Equipe da prefeitura de Macapá reuniu, nesta segunda (10), com as escolas que irão realizar o Carnaval Independente no Meio do Mundo 2019.
Já são cinco (5) escolas que somam com essa ideia: Piratas Estilizados, Maracatu da Favela, Unidos do Buritizal, Piratas da Batucada e Império do Povo.
O projeto, de iniciativa de Piratas Estilizados, contempla as dez (10) escolas de samba, mas as outras cinco ainda não se manifestaram, são elas: Boêmios do Laguinho, Império da Zona Norte, Emissários da Cegonha, Embaixada de Samba e Império Solidariedade.

 

  1. Agenda MPA

Sexta, 14, tem show de Finéias Neluty e Nivito Guedes no Projeto da Música Popular Amapaense (MPA), no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá).
A cantora Deize Pinheiro abre o espetáculo, às 21h. Informações: 98112-7594 e 99115-1774.

 

  1. “Caia na Folia”

Nome do tradicional baile de carnaval de salão, marcado para acontecer no dia 2 de fevereiro de 2019, na sede da Aseel (Rodovia JK).
A realização é do radialista Azevedo Picanço. Informações: 98114-0202.

 

  1. Agenda

Dia 27 de dezembro vai acontecer a “Quinta Jazz Especial”, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá).
As atrações: Lucinhas Bastos e Finéias Neluty (Quarteto Amazon Music). Informações: 99193-8466.