Heraldo Almeida

Autorizado concurso do Iphan


Resultado de uma forte mobilização nacional, com o objetivo de evidenciar à sociedade a importância da preservação do Patrimônio Cultural brasileiro, uma grande conquista para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se deu nesta quinta-feira, dia 03 de maio, com a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para realização do terceiro concurso público de cargos efetivos da história da instituição, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

São 411 vagas, sendo 104 vagas para Analista I, 176 vagas para Técnico I e 131 vagas para Auxiliar Institucional I, distribuídas em todo o país. Com a autorização, o Iphan pode dar início aos trâmites para realização do concurso que irá permitir a recomposição do seu quadro de servidores, fragilizado pelo atual número reduzido de técnicos, visto que o último concurso realizado foi em 2009.

O quadro técnico do Iphan – distribuído entre a sede em Brasília, 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos, incluindo os Parques Históricos Nacionais e seis unidades especiais – é responsável por uma ampla gama de atribuições constitucionais e legais, como identificação, reconhecimento, salvaguarda e fiscalização do Patrimônio Cultural Nacional, proteção dos Sítios Arqueológicos e Reservas Técnicas, preservação de acervos documentais e bibliográficos, identificação da diversidade linguística, gestão do Patrimônio Genético, execução de projetos e obras de intervenção em bens e conjuntos tombados, gerenciamento dos programas PAC das Cidades Hist&oa cute;ricas e Agora é Avançar, aprovação, fiscalização e apuração de prestação de contas de Convênios e processos de Lei de Incentivo à Cultura, ações educativas, assistência técnica e monitoramento do Patrimônio Mundial, e definição da Política de Patrimônio Cultural no Brasil. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Agendão

Nesta sexta, 4, tem show de lançamento do projeto Sexta Cultural, na reabertura do Samba Café, na esquina da av: 1º de maio com a rua Odilardo Silva – Trem, às 22h.
Atrações: Banda Negro de Nós, Amadeu Cavalcante, Nivito Guedes, Osmar Júnior, Marcelo Dias e Cléverson Baia. Informações: 99174-7851 e 98136-3999.

 

  • Humor

Sábado, 5, tem o show “Humor a Primeira Espiada”, no Teatro das Bacabeiras, às 20h, com Adilson Alcântara e Epaminondas Gustavo.

 

  • Jazz

O palco do Norte das Águas vai receber, nesta sexta, 4, o show “Deu Jazz”, de Ariel Moura, às 22h. No Complexo Marlindo Serrano – Araxá.
Convidadas especiais: Patrícia Bastos e Brenda Melo. Informações: 98140-4980 e 99149-7245.

 

  • “Vem Cantar”

Título do show que Nivito Guedes vai apresentar nesta sexta, 4, às 18h, na Delícias da Néia. Vai ter muita música boa por lá.
Na rua Antônio Coelho de Carvalho – 3891.

 

  • “Sambas e Boleros”

O grupo Égua Mano Jazz, da cantora Deize Pinheiro, vai realizar o show “Sambas e Boleros”, no sábado, 5, na Churrascaria Steak Express, na av: Mendonça Furtado entre Hamilton Silva e a rua Manoel Eudóxio.
Artistas convidados: Patrícia Bastos, Ariel Moura, Cássio Pontes Rambolde Campos e Ingrid Sato.

 

  • Samba

Sábado, 5, tem a “Feijoada do Meio Dia da Imperatriz”, com mais de 20 atrações confirmadas.
No Club do Samba, na av: Desidério Antônio Coelho, entre as ruas Hamilton Silva e Manoel Eudóxio – Trem. Informações: 98112-3393, a partir das 12h.

 

  • Miss Amapá

A modelo amapaense Tharcila Hellen, vai realizar o concurso “Miss Amapá Model 2018”, com mulheres de 16 a 26 anos de idade.
Data e local a definir, mas a Inscrições estão abertas. Informações 98135-6619 e 99132-5323.