Heraldo Almeida

BATACLAN


História – Construção

Tradição nas escolas de samba

Uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro e berço de alguns dos maiores nomes do samba no Brasil, a Portela também atua como Ponto de Cultura. Na avaliação do Diretor Cultural da Escola, Rogério Rodrigues, é feito um trabalho dentro de uma perspectiva pedagógica, no sentido de fazer com que a memória da Portela e do samba sejam difundidas. “Fazemos pesquisas constantes com o objetivo de resgatar e, depois, divulgar através de diferentes linguagens, como a música, a dança, o audiovisual. É importante também que nossas atividades possam promover a interação entre gerações, fazendo com que os mais jovens conheçam esse legado dos mais velhos, dos mais antigos”, destacou.

Rodrigues acredita que é indispensável que a comunidade conheça a própria escola e seus fundamentos. “Isso contribui inclusive para que possamos mapear uma geografia cultural do Rio de Janeiro. É uma chance também de difundirmos personagens relevantes para a escola e para o samba, mas que são pouco conhecidos do grande público”, completou. O centenário do samba foi lembrado durante todo o ano, segundo Rogério Rodrigues, em exposições realizadas no Centro de Memória da Escola.

Dentro dessa perspectiva, a Portela mantém algumas atividades regulares como o Cine Samba Candeia, com a apresentação de filmes sobre personagens da escola e de outras agremiações, e o Portela de Asas Abertas, uma roda de samba acústica que acontece a cada dois meses com grupos e sambistas de todo o País. A ideia deste último evento é recordar obras de grandes compositores da “Majestade do Samba”, apelido carinhoso da Portela. (www.cultura.gov.br).

 

Música

Ei você

Aqui também é meu país

Sei que um dia serei feliz

Vou ter a paz

Osmar júnior

 

  • Lançamento

Dia 29 de dezembro a Nação Marabaixeira, realizadora do 1º Festival Cantando Marabaixo, vai lançar o CD e o DVD do evento.

Na Maloca da Tia Chiquinha (Centro Cultural Raízes do Bolão), às 19h.

 

  • Agenda

Show de Lia Sophia “Voz e Cordas”, dia 23 de dezembro, no Vitruviano, às 22h. Um presente de natal.

Av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado (atrás da Assembleia Legislativa. Informações: 98122-4919. (mesas limitadas).

 

  • Doutor

O amapaense Fernando Canto recebeu graduação de doutor em sociologia. Já assina, há anos, trabalhos nos segmentos da poesia, escritor, compositor, músico, cantor e jornalista. Parabéns.

 

  • Solidariedade

Sexta, 23, às 16h, o Projeto MPA em parceria com a Amcap realiza ação natalina com as crianças do chamado “bairro da Piçarreira”.

Na av: Professor Tostes esquina com a rua José Tupinambá (antiga Nações Unidas). Sede da Associação.

 

  • Respeito

Quando você não consegue êxito em seus projetos, reconheça e respeite quem consegue avançar nos seus.

São essas atitudes de grandeza que fazem com que seu coração fique menos amargo.

 

  •  “Felizão”

Ano de 2016 indo embora e já agradecendo a Deus por me proporcionar momentos que me tornaram maior e feliz.

Superando pequenos obstáculos e de cabeça erguida enfrentando os ciscos nos olhos. Tô Felizão.

 

  • Cantando

Cantadores Osmar Júnior e Zé Miguel estão em turnê  pelo estado, levando ao conhecimentos de todos suas belas composições.

Belo projeto. Parabéns.

 

  • Presentão

Dia 30 de dezembro tem agenda musical com o show “As Meninas da Amazônia” (Brenda Melo, Lucinhas Bastos e Juliele).

No bar “O Barril”, esquina da AV: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 e 99113-9341.