Heraldo Almeida

Belezas naturais do Amapá


Amapá fica localizado no extremo norte do Brasil e é referência quando se fala em cobertura florestal, pois se trata da mais preservada do país. O seu ecossistema é rico, com belezas naturais formadas por florestas, várzeas, igapós, manguezais e cerrados. Além de fazer fronteira com o estado do Pará, é vizinha do Suriname, Guiana Francesa e também do Oceano Atlântico, o que explica sua incrível diversidade. Veja alguns destinos interessantes para visitar em Amapá e contemplar toda sua beleza natural!

Macapá. Trata-se da capital do Amapá e a cidade mais próxima do Rio Amazonas. Só se chega na cidade de barco ou avião vindo direto de Belém do Pará que faz fronteira com a cidade que possui imensos lugares para caminhadas, espaços ao ar livre para realização de piquenique e decks panorâmicos que descortinam paisagens do rio Amazonas.

A sua localização privilegiada fornece cenários incríveis aos visitantes que podem passear pelos lagos e observar a rica biodiversidade da fauna e a flora flúvio-marinha, com espécies interessantes de peixes e aves. Pelo entorno também está o Arquipélago do Bailique que é formado por 8 ilhas que é o refúgio de aves migratórias e possui atividades de ecoturismo.

Maracá. Ali fica Mazagão com rios e cachoeiras propícias para banho. Pracuúba ali próximo permite a observação de pássaros como marrecas, garças, gavião-real e guarás, além de peixes típicos da região como o tucunaré e pirarucu. Adeptos da pesca esportiva podem se divertir com essas espécies.
Serra do Navio. Como o nome já indica, ali na região se destaca as serras cobertas por vegetação nativa de floresta. Aproveite para apreciar o Rio Amapari com corredeiras que encantam desavisados.

RDS do Iratapuru. Trata-se da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru que abriga uma variedade de ecossistemas e é habitado por população tradicional. A reserva busca o equilíbrio ecológico e a exploração sustentável através do extrativismo da castanha-do-pará que é transformada em farinha, óleo e biscoitos nas fábricas lá implantadas. (belezasnaturais.com.br).

 

  • Barca

Sexta (31) tem o Arraial da Música Brasileira com a Barca do Iraguany, na casa Sankofa (Orla de Macapá), às 21h.
Artistas confirmados: Laura do Marabaixo, Annie de Carnavalo, Peterson, Gerinaldo Pinheiro, Neilton Pezão, Eloá Cyrus, Michel Richard, Andréa Lopes e Tico Baixista. Informações: 991012881.

 

  • Solidariedade

Show beneficente “Luz de Mayara” com mais de 40 artistas confirmados de vários segmentos, em prol da saúde da cantora Mayara Braga. Dia 5 de setembro, a partir das 7 da noite no Norte das Águas, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Mais informações: 98109-0563 e 99164-3611. Contribua.

 

  • Luau

Sexta (31) inicia a segunda temporada do Luau na Samaúma, na praça da Samaúme no Araxá, em frente a sede do Ministério Público Estadual, a partir das 5 da tarde. Várias atrações artísticas culturais estão confirmadas. Vá lá.

 

  • “Sambinha do Mar”

Título da música de Deize Pinheiro em parceira com Pedro Stkls. Um fortalecimento à cultura do samba nosso de cada dia.

 

  • Nova geração

O amapaense Leandro Sheike é promessa da nova geração da boa música da produzida na Amazônia. A música “Sou do Norte”, lançada no programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) é prova da valorização por sua terra. Ele mora em Oiapoque. Vai longe.

 

  • Corrida

Sesc –AP vai realizar o 1º Circuito Sesc de Corridas, dia 9 de setembro, com saída, às 6 da manhã, em frente à escola (av: Jovino Dinoá – Beirol).
Inscrições pelo site www.sescamapa.com.br. São 5KM.

 

  • Amapá Jazz

Dias 18, 19 e 20 outubro vai acontecer a 10ª edição do Amapá Jazz Festival, o maior divulgador da música instrumental da Amazônia. No Norte das Águas, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá, a partir das 9 da noite.

 

  • Agenda

Cantor Mauro Cota e o maestro Manoel Cordeiro têm agenda marcada dia 7 de setembro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a parir das 10 da noite.