Heraldo Almeida

Brasil de Todas as Telas apoio cinema e TV


A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram lista com 11 projetos para cinema e TV, inscritos em chamadas públicas de fluxo contínuo, que serão contemplados com investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas. O anúncio inclui dois longas-metragens de ficção para as salas de cinema e nove projetos para a TV, sendo seis séries e três telefilmes documentais. O investimento total é de R$ 17,4 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Na seara da produção para a TV, nove projetos foram selecionados entre os inscritos na Chamada Pública Prodav 01/2013. Três deles são telefilmes com caráter documental: Hackers x crackers, de Mauricio de Souza Dias, com exibição na Play TV; Somos o que perdemos, de Heloisa Passos, com exibição no canal Cinebrasil TV; e Pessoas, de Marcelo Machado, Lais Bodanski, Viviane Ferreira, João Jardim e Marco del Fiol, a ser exibida pelo Canal Curta!.

Também documentais são as séries Expedição Nordeste, de Vânia Alves Smith Lima, Rodrigo de Luna Vieira e Matheus Vianna (TV Aratu); Outras brasileiras, de Diego Dadalt (Globosat); Sonho americano, de Paulo Nascimento (Travel Box Brazil); e Matizes do Brasil, de José Belisário Franca (Canal Curta!). Duas séries de ficção com primeira exibição prevista para o SBT, na TV aberta, completam a lista: a segunda temporada de A garota da moto, de João Daniel Tikhomiroff, e Z4, de Alexandre Boury.

Pela Chamada Pública Prodecine 02/2016, na qual distribuidoras apresentam projetos de produção de longas-metragens, dois filmes de ficção com destinação inicial para as salas de exibição receberão recursos: Jovens polacas, de Alex Levy-Heller, apresentado pela Pipa Produções; e DAS – Divisão Antisequestro, de Vicente Amorim, apresentado pela Downtown Filmes. (www.cultura.gov.br).

 

TRADIÇÃO: É uma palavra com origem no termo em latim “traditio”, que significa “entregar” ou “passar adiante”. A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura. Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o hábito seja criado.

 

Distante dela
eu chorava sofrendo
de mal de amor
faz tanto tempo

Ronery

 

  • Pois é!

Com a proposta da Liga das Escolas de Samba, de realizar o desfile em setembro, cinco, das dez agremiações, não concordam e ameaçam não desfilar.

E a confusão está formada.

 

  • Expectativa

Todos no aguardo do relatório do secretário de cultura, Carlos Matias, que está há mais de seis meses gerenciando a Secult, fazendo um balanço geral da real situação da instituição.

O gestor informou que mais de 200 convênios estão sem a prestação de contas.

 

  • Renovação

MinC vai renovar a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, que receberá novos comissários para o biênio 2017/2018, em fevereiro.

No último biênio, os membros da comissão analisaram mais de 10 mil projetos que buscaram apoio via mecanismo de incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), conhecida como Lei Rouanet. (www.cultura.gov.br).

 

  • Politicagem

Não é de agora, mas desde quando outros interesses (fora do carnaval) entraram na administração das escolas de samba e da instituição que realiza os desfiles, muitos problemas apareceram.

Isso também colaborou com a crise atual.

 

  • “De Volta Pra Casa”

Cantor e compositor, Nivito Guedes, está de volta pra casa 100% recuperado, depois da cirurgia no olho direito.

O título é o  nome de uma das canções do artista.

 

  • Reeleito

Amadeu Cavalcante foi reeleito presidente da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), no último dia 28 de dezembro.

O cantor e compositor vai administrar a instituição no Biênio 2017-2018. Parabéns e boa sorte.

 

  • Cinema

A Ancine (Agência Nacional) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, divulgaram lista com 11 projetos para cinema e TV que serão contemplados com investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas.

O investimento total é de R$ 17,4 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. (www.cultura.gov.br).