Heraldo Almeida

“Caboclinho” vira Patrimônio Cultural do Brasil


Uma performance artística que reúne elementos de dança e música, apresentando narrativas de guerreiros e heróis. A manifestação cultural dos grupos de Caboclos – ou Caboclinho – é capaz de conectar a vida cotidiana ao elemento mítico do caboclo brasileiro.

Na manhã desta quinta, a prática conquistou um importante reconhecimento: o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Ele foi concedido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília. O conselho é presidido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A manifestação, presente na Região Metropolitana de Recife e na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é conhecida principalmente por suas atividades no carnaval pernambucano. Datada desde o final do século XIX, a prática é marcada por uma forte presença religiosa afro-indígena-brasileiras, ancorada no culto à Jurema, com entidades espirituais denominadas Caboclos. Os instrumentos musicais são outra singularidade da expressão cultural, sendo o Caracaxá e a Preaca, por exemplo, exclusivos dos Caboclinhos.

A prática foi registrada por unanimidade entre os integrantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. “Essa manifestação é muito singular, representa uma síntese das três etnias formadoras da identidade brasileira”, afirmou Kátia Bogéa, presidente do Iphan. “Esse título exigiu uma pesquisa extensa e complexa. E a política do patrimônio imaterial traz a nós (governo) a responsabilidade de salvaguarda”, completou.

Representantes da manifestação presentes à reunião comemoraram. “Estamos todos muito felizes. Para mim foi um grande reconhecimento, que valoriza o caboclinho pernambucano”, contou Paulo Sérgio dos Santos Pereira, presidente do Caboclinho 7 flexas. O presidente da Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco, Erivaldo Francisco de Oliveira, festejou o respaldo do poder público: “Foi uma vitória. É um título importante e a associação se sente contemplada e agradecida pelo poder público ter essa preocupação”. (www.cultura.gov.br)

Prêmio
Projeto Amapá em Destaque vai entregar o troféu Tucuju de Ouro aos melhores do ano.
Sistema Diário de Comunicação conquistou: Jornal Diário do Amapá (Melhor Jornal Impresso), Diário FM 90,9 (Melhor Programação de Rádio), Luiz Melo Entrevista (Melhor Programa Jornalístico e Análise no Rádio), Netinho (Melhor animador de Programa no Rádio).

Agenda MPA
Na sexta, 2 de dezembro, tem show da cantora Mayara Braga, no Projeto MPA (Música Popular Amapaense). Uma linguagem bem amazônica de cantar as coisas tucujus.
Artistas convidados: Finéias Nelluty, Claudete Moreira, João Amorim, Laura do Marabaixo e Ariel.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilto Silva, a partir das 21h. Informações: 99186-6670.

Rainha
Dia 2 de dezembro tem coquetel de lançamento do 35º concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense 2017.
Na sede do Trem Desportivo Clube (esquina da av: Feliciano Coelho com Gal. Rondon), às 20h.

“Voz e Cordas”
Dia 23 de dezembro tem show da cantora Lia Sophia em Macapá, “Voz e Cordas”, no bar e restaurante, Vitruviano, às 22h.
Um presente de natal para encerrar bem o ano. Aguardem informações.

Agenda
Dia 7 de dezembro, véspera do feriado, tem show do consagrado cantor e compositor nacional, Cláudio Nucci e Dri Gonçalves, em Macapá. Clássico da boa MPB.
No bar e restaurante, Vitruviano. Mesas limitadas. Informações: 98111-5762 e 99131-5185.

“Bandáia”
Nome do grupo que anima o projeto “Roda de Batuque”, todo domingo, às 17h, no bar O Barril, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro.
Mais um evento de valorização da cultura amapaense. Compareça.

Prorrogação
Inscrições para a 13ª edição do Sescanta Amapá forram prorrogadas até o dia 29 de novembro.
No Sesc Araxá, rua Jovino Dinoá – Buritizal, horário comercial.

Samba
Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) tem projeto Samba no Mercado Central, às 19h.
Atrações: Grupo Pagode Moreno, Grupo Jeito Kriolo (Guiana Francesa), sambista Carlos Pirú e outros convidados.
A realização é do Movimento Cultural Perfil do Samba e Associação dos Amigos do Mercado Central.