Heraldo Almeida

Casa Fora do Eixo realiza oficina de percussão


Conexão Pará Amapá, Casa Preta com o Projeto Bloco Firme de Belém do Pará estará neste domingo, 7, na Casa Fora do Eixo – AP realizando a Oficina de Percussão Agbês/Alfaias/Gongues. Na A: Clodóvio Coelho, 711 – Trem, às 15h.

O projeto é um laboratório artístico político musical fundamentado no afrobeat, reunindo um conjunto de linguagens a partir dos tambores, com um conjunto de práticas que envolve produção artesanal dos instrumentos, aulas de percussão, rodas de conversa e intercâmbios com mestres e mestras do tambores.

O Coletivo Casa Preta é uma entidade social que produz oficinas, interferências, debates e discussões para produção Ideológica e cultural de ideias Pan-africanistas com foco na mobilização de coletivos urbanos como o Movimento Hip-Hop, Cultura Ancestral Africana, Cultura Digital e suporte. (Comunicação DFE-AP).

Ecologia
Foi fantástica a temática da solenidade de abertura das Olimpíadas Rio 2016.
Um alerta ao ser humano, principal responsável pela destruição do planeta, para manter viva as vidas na terra.
Os atletas de todos os países, participantes dos jogos, representaram os plantadores do mundo, pois a ideia é replantar o planeta.

Percussão
Projeto Bloco Firme (PA) realiza Oficina de Percussão Agbês/Alfaias//Gongues. Na Casa Fora do Eixo Amapá, neste domingo (7), às 15h.
Av: Clodóvio Coelho, 711 – Trem.

Exposição 
“Momentos” é o nome da exposição coletiva marcada para acontecer de 6 a 19 de agosto, na Galeria de Artes Trokkal, na Praça Veiga Cabral, das 16h às 21h.
Artistas: Ronaldo Picanço, Sebastian Campos, Jeriel, Miguel Arcanjo, Célio Souza, M. Silva, Grimualdo, Derlon Santana, Márcia Braga, Ecinildo e Marconi.

Tenda cultural
Na sexta, 12, será a vez da cantora Brenda Melo soltar a voz na Tenda Cultural do Rod’s Bar, no Complexo Marlindo Serrano (Araxá), às 10 da noite.
Osmar Júnior e Zé Miguel abriram a temporada, ontem (5). Toda sexta tem.

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.

“Quaquarela”
Ministério da Cultura e Petrobras estão apresentando pelas capitais brasileiras o espetáculo teatral e oficinas “Quaquarela”.
Em Macapá o espetáculo será exibido no Teatro das Bacabeiras e na Fortaleza de São José, de 16 a 19 de agosto, a partir das 14h.

Valorização 
Muito bom ver Paulinho da Viola, Caetano Veloso e Gilberto Gil, participando da solenidade de abertura das Olimpíadas Rio 2016.
É a valorização da arte musical brasileira.