Heraldo Almeida

Centro Nacional de Arqueologia


A proteção dos bens de natureza arqueológica está presente, desde a criação do Iphan, no texto do Decreto-Lei nº 25, de 1937, e são reconhecidos como parte integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216. A criação do Centro Nacional de Arqueologia (CNA) – como Unidade Especial e integrante do Comitê Gestor do Instituto – atendeu à necessidade de fortalecimento institucional da área de gestão do patrimônio arqueológico, no Iphan, sendo normatizada pelo Decreto nº 6.844, de 07 de maio de 2009.

Cabe ao CNA a elaboração de políticas e estratégias para a gestão do Patrimônio Arqueológico Brasileiro, a modernização dos instrumentos normativos e de acompanhamento das pesquisas arqueológicas que, em duas décadas, aumentaram de cinco para quase mil ações por ano. Entre as principais atividades do Centro estão o desenvolvimento de ações de acautelamento (tombamento e proposição de medidas diversas para a proteção e valorização do patrimônio arqueológico); a autorização e a permissão para realização de pesquisas arqueológicas, o acompanhamento e fiscalização dessas pesquisas; e a implementação de diversas ações de socialização do p atrimônio arqueológico. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Agenda

Cantor e compositor paraense, Nilson Chaves, faz show em Macapá, dia 30 de abril, 22h, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá.
Participação especial de Enrico Di Miceli. Informações: 99193-8466 e 98110-5404.

 

  • Jazz

Cantora amapaense Aril Moura, tem agenda marcada no dia 4 de maio, no Norte das Águas ((Complexo Marlindo Serrano) – Araxá), com o “Show Deu Jazz”. 22h. Boa pedida.

 

  • Samba

A bela voz de Deize Pinheiro vai ecoar dia 11 de maio, no Norte das Águas ((Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, às 22h.
O show “Samba da Deize”. Vamos lá.

 

  • “Verso Livre”

É o nome do show que o cantor e compositor amapaense, João Amorim, vai fazer, dia 18 de maio, no Norte das Águas ((Complexo Marlindo Serrano) – Araxá.

 

  • Parabéns

Hoje (quarta), 18, é o aniversário da cantora com a voz mais bela do cenário musical amazônico, Patrícia Bastos, e que está entre as melhores do Brasil. Ponto Final.
Que seu cantar continue nos representando pelo mundo, fazendo a nossa música brilhar por aí. Feliz aniversário.

 

  • “Reminiscência”

Nome da exposição do consagrado artista plástico e designer, Ralfe Braga, no Shopping Garden, dias 26 e 27 de abril, às 15h. (Arte Amazon).

 

  • Agenda

Dia 4 de maio tem show nacional “Todo Caminho é Sorte, em Macapá, da cantora Roberta Campos.
Na casa de show Prime (antiga Green). Informações: 98137-3130.