Heraldo Almeida

Centro Nacional de Arqueologia


A proteção dos bens de natureza arqueológica está presente, desde a criação do Iphan, no texto do Decreto-Lei nº 25, de 1937, e são reconhecidos como parte integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216.

A criação do Centro Nacional de Arqueologia (CNA) – como Unidade Especial e integrante do Comitê Gestor do Instituto – atendeu à necessidade de fortalecimento institucional da área de gestão do patrimônio arqueológico, no Iphan, sendo normatizada pelo Decreto nº 6.844, de 07 de maio de 2009.

Cabe ao CNA a elaboração de políticas e estratégias para a gestão do Patrimônio Arqueológico Brasileiro, a modernização dos instrumentos normativos e de acompanhamento das pesquisas arqueológicas que, em duas décadas, aumentaram de cinco para quase mil ações por ano.

Entre as principais atividades do Centro estão o desenvolvimento de ações de acautelamento (tombamento e proposição de medidas diversas para a proteção e valorização do patrimônio arqueológico); a autorização e a permissão para realização de pesquisas arqueológicas, o acompanhamento e fiscalização dessas pesquisas; e a implementação de diversas ações de socialização do patrimônio arqueológico. (www.portal.iphan.gov.br)

 

  • Confirmado

Não haverá desfile oficial das escolas de samba no Amapá, em 2019. Será o 4º ano consecutivo sem essa festa: 2016, 2017, 2018 e 2019. Com essa ausência na avenida fica mais distante a reorganização dessa programação. Lamentável.

 

  • Samba

Domingo, 20, tem o “Pagode do Panamá”, a partir das 20h, na casa de shows Panamá Eventos (Trav. Julião Ramos entre as avs: Mãe Luzia e José Tupinambá) – Jesus de Nazaré.
Atrações: grupo Sensação do Samba, Vitinho Oliveira, Zeca Mazagão, Marcelinho do Cavaco e Catatau. Informações: 99121-8977.

 

  • “Carnaboi”

Nome do evento que está marcado para acontecer dia 9 de fevereiro, na sede da escola de samba Solidariedade (av: Marcílio Dias – Jesus de Nazaré), às 21h.
Atrações: DJ Tony, Banda Canto Amazônico e a eleição da Rainha Carnaboi Diversidade. A realização é do grupo de toada Galibi Marworno.

 

  • Temática

Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai apresentar, na quadra junina 2019, o tema, “Sonhos”, baseado nos 25 anos que o grupo completa esse ano.
Os ensaios iniciam dia 18 de fevereiro, na sede de Boêmios do Laguinho (av: Gal. Rondom – Laguinho), às 22h.

 

  • Beleza natural

O DVD que o poetinha Osmar Júnior gravou no projeto “Pirtuba a Cantoria no Lago”, na reserva do lago do Piratuba e rio Araguari, em 2011, é um verdadeiro espetáculo. Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, não sabe o que está perdendo. Vale a pena.

 

  • Samba da Matriz”

Nome do projeto que acontece todo domingo, às 17h, na casa de show “Dona Antônia” (av: Gal. Gurjão – Centro), ao lado do Teatro das Bacabeiras.
Dia 20 (domingo) a casa vai completar 1 ano e a atração é a cantora amapaense Jéssica Wanny com Júnior Santarém e convidados. Informações: 99126-6869.

 

  • Banzeiro

Nesta sexta (18) e sábado (19) tem ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na Praça Floriano Peixoto, às 19h. Em preparação para o Cortejo do aniversário de 261 anos da cidade de Macapá, 4 de fevereiro.

 

  • “Mestiçaria”

Nome do novo disco (CD) do consagrado cantor e compositor paulista, Lula Barbosa, parceiro de Joãozinho Gomes nesse projeto, com a música “O Dobrador de Obá”. A canção é uma homenagem a Tia Chiquinha, quando o artista esteve em Macapá, em 2007. Lula é autor de “Mira Ira”, 2ª colocada no Festival dos Festivais, em 1985, promovido pela TV Globo.