Heraldo Almeida

Centro Nacional de Arqueologia


A proteção dos bens de natureza arqueológica está presente, desde a criação do Iphan, no texto do Decreto-Lei nº 25, de 1937, e são reconhecidos como parte integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216.

A criação do Centro Nacional de Arqueologia (CNA) – como Unidade Especial e integrante do Comitê Gestor do Instituto – atendeu à necessidade de fortalecimento institucional da área de gestão do patrimônio arqueológico, no Iphan, sendo normatizada pelo Decreto nº 6.844, de 07 de maio de 2009.

Cabe ao CNA a elaboração de políticas e estratégias para a gestão do Patrimônio Arqueológico Brasileiro, a modernização dos instrumentos normativos e de acompanhamento das pesquisas arqueológicas que, em duas décadas, aumentaram de cinco para quase mil ações por ano.

Entre as principais atividades do Centro estão o desenvolvimento de ações de acautelamento (tombamento e proposição de medidas diversas para a proteção e valorização do patrimônio arqueológico); a autorização e a permissão para realização de pesquisas arqueológicas, o acompanhamento e fiscalização dessas pesquisas; e a implementação de diversas ações de socialização do patrimônio arqueológico. (http://portal.iphan.gov.br)

 

  • Valorização

Obras dos artistas plásticos R. Peixe e Ronaldo Picanço estão em destaque no novo aeroporto de Macapá. Parabéns.

 

  • “A Gente se Ajeita”

Título da nova música de Rambolde Campos e Zé Miguel, lançada na Diário FM (90,9), no programa “O Canto da Amazônia”, de segunda a sexta, às 16h. Bom de ouvir.

 

  • Músicos

Músicos da nova geração estão surgindo em grande número no Amapá, se integrando em grupos musicais e já fazendo shows. Parabéns.

 

  • Agenda

No sábado (13) a cantora Deize Pinheiro estará soltando sua bela voz no show “Claridade”, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 21h30.
Em homenagem a saudosa Clara Nunes, uma das maiores cantoras da boa música popular brasileira. Informações: 98137-3130 e 99120-2307.

 

  • Investimento

Prefeitura de Macapá, através do Improir, vai investir 30 mil reais no Ciclo do Marabaixo 2019, que inicia dia 20 de abril.
São cinco grupos tradicionais que serão contempladas com esse recurso, sendo quatro de Macapá (dois do Laguinho e dois da Favela) e mais uma de Campina Grande.

 

  • Cantoras

Na sexta (12) tem show de Silmara Lobato e Deize Pinheiro, no projeto “Música da Gente – MPB, no Sesc Araxá (Orla de Macapá), a partir das 20h.
Salve Jorge
Dia 21 (domingo) está agendado para a tradicional festa de São Jorge guerreiro, na casa da Tia Geralda, na esquina da av: José Tupinambá (antiga Nações Unidas) com a rua São José – Laguinho, a partir das 6h.