Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Compartilhe:

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • CDC

Cantor e compositor Amadeu Cavalcante, está assumindo a Comissão de Desenvolvimento Cultural da Secult, a convite do novo secretário Evandro Milhomem. Boa sorte.

 

  • Documentário

Além do show que vai marcar os 30 anos do Movimento Costa Norte, esse projeto, também vai virar documentário.
Os artistas Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Val Milhomem e Zé Miguel (criadores) estão preparando um grande projeto pra registrar essa história.

 

  • Conselheiro

Cantor e compositor amapaense, Cléverson Baia, vem se destacando no Conselheiro Estadual de Cultura, com posicionamentos e proposituras de qualidade. Ele foi eleito pelo segmento da música. Parabéns.

 

  • Reorganizando

Novo secretário de cultura, Evandro Milhomem, está dando uma reorganizada na Secult e logo teremos bons resultados em prol dos segmentos artístico-culturais. Boa sorte.

 

  • FAB

Depois de 22 anos o desfile dos blocos carnavalescos retorna para a avenida FAB, no sábado (2), a partir das 19h, mas a programação inicia, às 16h.
São oito blocos confirmados: Pau Grande, Mancha Negra, Mãe Luzia, Cabralzinho, Kubalança, Pica Pau, Rolará e Bafo da Onça.

 

  • DVD

Em breve o Projeto MPA vai lançar o DVD do show de encerramento, da temporada 2018, gravado em dezembro passado. Aguardando.

 

  • Minhocas

Bloco dos Minhocas vai realizar o baile de carnaval Minhocas na Folia, dia 4 de março, no Bar do Abreu (av: FAB), a partir das 16h. Entrada franca.
Atrações: Grupo Bandaia, Nivito e Banda, participação de artistas regionais. Vendas de abadás pelo 99126-6262.


 
Compartilhe: