Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Sorteio

Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) realiza, nesta quarta (15), o sorteio do Pré-Festival que a instituição vai realizar nos próximos dias 18 e 19 (sábado e domingo), em local a definir.
São 28 quadrilhas juninas de vários municípios do estado, que se apresentarão nos dois dias de evento, sendo 14 por noite. Aguardem informações.

 

  • Pajelança

Fazendo parte da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu Sacaca vai realizar um debate com o tema “Pajelança na Amazônia”.
Será na sexta (17), às 9h, no auditório do Museu. Entrada livre.

 

  • “Depois”

Título da nova música de Paulinho Bastos, que está no primeiro disco (CD) do artista, “Batuqueiros”.
O artista vem aumentando sua produção com belas composições e sempre valorizando o regionalismo amazônico na temática. Parabéns.

 

  • Marabaixo

No domingo (19) tem apresentação do grupo de Marabaixo Raízes da Favela – Dica Congó, no CEU das Artes (rua principal do Infraero II, a partir das 17h).
Programação que faz parte da programação do Ciclo do Marabaixo.

 

  • “Rolou”

Nome do Ladrão de Marabaixo composto pelo mazaganense, José Hosana, “Meu Tambor Rolou”. Parabéns pelo belo lamento.

 

  • Macapá Verão

Prefeitura de Macapá já com planejamento pronto para a programação do Macapá Verão 2019 (em julho), com várias atrações artísticas no calendário. Informações: www.macapa.ap.gov.br).

 

  • Blogando

O Blog da cultura está atualizado. Vá lá agora e confira as agendas com notícias de todos os segmentos artístico-culturais do Amapá. www.ocantodaamazonia.blogspot.com.