Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Compartilhe:

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Estação Lunar

Nome do projeto que faz parte da programação do Macapá Verão 2019 e que vai acontecer todas as quintas de julho, em Fazendinha, 19h.
É a valorização dos artistas (músicos, autores e cantores) que defendem o que é nosso, com uma linguagem bem amazônica de ser.

 

  • Atração

Cantor paraense, Wanderley Andrade, é uma das atrações da abertura do Macapá Verão, domingo (7), em Fazendinha, com show marcado, às 15h.
Vai se apresentar no palco principal (Concha Acústica) do balneário.

 

  • Estação Brega

Mais uma novidade na programação do Macapá Verão 2019, com a Estação Brega, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá, dia 19 de julho, a partir das 19h.
Teremos quatro atrações de artistas que cantam esse dançante estilo musical: Banda Moara, Suelen Braga, Jomasan e Mauro Cotta.

 

  • Hoje tem

Nesta terça (2) tem apresentação da quadrilha junina, Simpatia da Juventude, na semifinal do Arraial do Meio do Mundo, a partir das 19h, no Complexo Super Fácil – Beirol.

 

  • Musa

Dia 7 (domingo) vai acontecer o tradicional concurso Musa Verão, em Fazendinha, a partir das 12h, com belas candidatas na disputa.

 

  • Poesia

Dia 26 (sexta) tem poesia na programação do Macapá Verão, na Praça Veiga Cabral, a partir das 16h, com artistas de variados segmentos, como: Nitai Santana, Grupo Boca da Noite, Ana Anspach, Anthony Matheus, José Inácio e Salgado Maranhão – show literomusical, além da exposição do artista plástico Jeriel.

 

  • Campeão

O Boi-Bumbá Garantido é o campeão 2019 do Festival Folclórico de Parintins (AM), que acontecer de 28 a 30 de junho.
Com o tema “Nós o Povo”, Garantido conquistou o seu trigésimo segundo campeonato. Parabéns.


 
Compartilhe: