Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Imperdível

Contagem regressiva para o Projeto Música Popular Amapaense (MPA) que está de volta, dia 21 de setembro, no Norte das Águas, a partir das 9 da noite. Complexo Marlindo Serrano –Araxá. São 22 artistas cantando nossa Amazônia tucuju: Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Zé Miguel, Val Milhomem, João Amorim, Brenda Melo, Beto Oscar, Nivito Guedes, Banda Negro de Nós, Enrico Di Miceli, Helder Brandão, Loren Cavalcante, Banda Afro Brasil, Roni Moraes, Cléverson Baia, Nani Rodrigues, Mayara Braga, Nonato Santos, Rambolde Campos, Finéias Neluty, Paulinho Bastos e Joãozinho Gomes. Reserve sua mesa pelo 99126-6262.

 

  • Na calçada

Hoje é dia do projeto “Jazz na Calçada”, na av: Clodóvil Coelho, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Trem.
Convidados: Cantor e compositor Zé Miguel e do guitarrista Israel Cardoso. Convite é geral.

 

  • Carnaval

Já estamos indo pra segunda quinzena de setembro e não vemos nenhuma movimentação a respeito do carnaval das escolas de samba de 2019.
Nem a Liga e nem as escolas de samba dão algum sinal. Todas estão caladas. Será o 4º ano seguido sem os desfiles (2016, 2017, 2018, 2019).

 

  • Direitos autorais

Aberto prazo de manifestação sobre habilitação de entidades para cobrança de direitos autorais. A Interartis Brasil ingressou junto ao Ministério da Cultura com pedidos de habilitação, para cobrança de direitos autorais sobre obras audiovisuais (www.cultura.gov.br).

 

  • Poesia

Poetisa amapaense Annie Carvalho, com seu 1º livro pronto para lançar, mas precisa de aporte financeiro para realizar esse sonho.
Ela já tem trabalho reconhecido no Brasil e vários prêmios em festivais.

 

  • Novos talentos

O programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) está em busca de novos talentos artísticos culturais. Entre em contato com a gente pelo email: heraldocalmeida@bol.com.br – 96 98132-8231 (whats), Instagram: @heraldoalmeida65, Blog do Heraldo (www.diariodoamapa.com.br). Aguardando.

 

  • Agenda MPA

Dia 28 de setembro (sexta) tem show de Amadeu Cavalcante e Cléverson Baia, no Projeto Música Popular Amapaense (MPA).
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, a partir das 9 da noite. Informações: 99126-6262 e 99148-5866.