Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular.

Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro Nacional atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br)

 

  • Agenda

Sábado (16) tem o show “Diz Que Fui Por Aí”, na praça de alimentação do Museu Sacaca, às 20h (av: Feliciano Coelho – Trem).
A realização é da Arteamazon – galeria de artes Online. Informações: 98101-4446.

 

  • Samba

Três sambistas num show especial cantando sambas enredos inesquecíveis do carnaval amapaense, domingo (17), na casa de shows Gringo (rua Tiradentes, entre as avs: Procópio Rola e FAB – Centro), às 18h.
Neck, Taysson Tiassu e Nonato Soledade. Informações: 99172-2530 e 99143-8581.

 

  • “Viva Lula”

Nome do show beneficente em prol do tratamento de saúde do cantor Lula Gerônimo, que vai acontecer na sede da Assemp (Rodovia Duca Serra), no sábado (16), às 12h.
Mais de 30 artistas, de vários segmentos, estão confirmados. Informações: 99963-6670.

 

  • Ensaio

Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai iniciar agenda de ensaios no dia 18 (segunda), na quadra da escola de samba Boêmios do Laguinho, 22h.
Av: General Osório, entre as ruas Eliezer Levy e Gal. Rondon.

 

  • Cursos

O Sesc-AP abriu inscrições para os cursos de Artes Visuais, Ballet e Iniciação Musical na modalidades Violão e Teclado. Serão voltados para crianças, adolescentes e adultos.
As inscrições poderão ser realizadas até sexta (15), no setor de cultura do Sesc Araxá (rua Jovino Dinoá, Nº 4311, Beirol). www.sescamapa.com.br.

 

  • Bar Caboclo

Vem aí o projeto Bar Caboclo na Folia no carnaval 2019. Aguardem informações.

 

  • “Brega Bacana”

Título do novo disco do cantor e compositor, Mauro Guilherme, que em breve estará sendo lançado no YouTube, Spotify e Deezer.