Heraldo Almeida

Ciclo de Debates: Cultura e Política


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, a partir de segunda-feira (25), o ciclo de debates Cultura e Política. O evento, com entrada franca, será desenvolvido levando-se em conta cinco eixos temáticos: Cultura política brasileira; Judiciário e democracia; Poder Legislativo, cultura e democracia; Mídia, cultura e política e Políticas públicas de cultura, arte e ciência.

Levantamento recente feito pelo Ibope aponta que 83% dos brasileiros estão “pouco ou nada satisfeitos com o funcionamento do sistema político”. Entre as questões, verificou-se que 40% afirmaram que a democracia “é preferível a qualquer outra forma de governo” e 15% consideraram que, “em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível a um governo democrático”.

Destaca-se que um índice cresceu quando comparado com levantamento realizado em 2014. Trata-se da concordância com a seguinte frase: “Para as pessoas em geral, dá na mesma se um regime é democrático ou não”. Tal resultado passou de 18%, em 2014, para 34%, em 2016, ou seja, praticamente dobrou.

Diante do contexto político atual, torna-se ainda mais relevante refletir a respeito da democracia e das instituições que deveriam sustentá-la. Quais são os desafios e obstáculos para promoção de uma cultura política democrática no Brasil?

Nesse sentido, o objetivo da realização do evento é analisar categorias que possam ser acionadas para compreensão do atual contexto político brasileiro e que possam contribuir para reflexão acerca dos desafios envolvidos na construção de uma cultura política democrática. (www.cultura.gov.br).

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.

Estação Lunar
Na quinta, 28, será a última edição do projeto Estação Lunar de 2016, no balneário Fazendinha, a partir das 19h.
Atrações musicais: Helder Brandão, Grupo Filhos do Curiaú (batuque), Grupo Pilão, João Amorim, Banda Negro de Nós, Nilson Chaves. Faz parte da programação do Macapá Verão.

Iphan
Segundo a direção da Fortaleza de São José de Macapá, está com o Iphan a decisão de aprovar ou não a realização da Semana Cultural do Country, no Museu daquele Patrimônio.
É objetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: “preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações”.

Audiovisual
Produtores de audiovisual brasileiros já podem se inscrever no Prêmio Manaus de Audiovisual. www.cultura.gov.br.

Ibermúsica
A Fundação Nacional de Artes abriu nova convocatória para a edição de 2016 do Ibermúsica, até 31 de outubro. www.cultura.gov.br.
Programa desenvolvido pela instituição em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, do Ministério da Cultura.
O Ibermúsica promove a criação musical, residências artísticas, a difusão e a produção das obras dos compositores ibero-americanos.

Caricaturas
Exposição J. Márcio e Amigos Caricaturas, acontecendo na Praça Veiga Cabral, Galeria Trokkal– Centro, até 30 de julho.
A partir das 10h.

Show
Dia 29 de setembro tem show com Fafá de Belém e o Padre Fábio de Melo, no Ceta Ecotel, em Macapá.