Heraldo Almeida

Conheça a dança do Siriá


Tradição – História
A mais famosa dança folclórica do município de Cametá é uma das manifestações coreográficas mais belas do Pará. Do ponto de vista musical é uma variante do batuque africano, com alterações sofridas através dos tempos, que a enriqueceram de maneira extraordinária.

Contam os estudiosos que os negros escravos iam para o trabalho na lavoura quase sem alimento algum. Só tinham descanso no final da tarde, quando podiam caçar e pescar. Como a escuridão dificultava a caça na floresta, os negros iam para as praias tentar capturar alguns peixes. A quantidade de peixe, entretanto, não era suficiente para satisfazer a fome de todos.

Certa tarde, entretanto, como se fora um verdadeiro milagre, surgiram na praia centenas de siris que se deixavam pescar com a maior facilidade, saciando a fome dos escravos. Como esse fato passou a se repetir todas as tardes, os negros tiveram a idéia de criar uma dança em homenagem ao fato extraordinário. Já que chamavam “cafezá” para plantação de café, “arrozá” para plantação de arroz, “canaviá” para a plantação de cana, passaram a chamar de “síria”, para o local onde todas as tardes encontravam os siris com que preparavam seu alimento diário.

Com um ritmo que representa uma variante do batuque africano, a “dança do siriá” começa com um andamento lento. Aos poucos, à medida que os versos vão se desenvolvendo, a velocidade cresce, atingindo ao final um ritmo quase frenético. A “dança do siriá” apresenta uma rica coreografia que obedece às indicações dos versos cantados sendo que, no refrão, os pares fazem volteios com o corpo curvado para os dois lados.

Tal como a “dança do carimbó”, os instrumentos típicos utilizados são dois tambores de dimensões diferentes: para os sons mais agudos (tambor mais estreito e menor) e para os sons graves (tambor mais grosso e maior). Os passos são animados ainda por ganzá, reco-reco, banjo, flauta, pauzinhos, maracá e o canto puxado por dois cantadores.

Também chamada pelos estudiosos como “a dança do amor idílico”, a “dança do siriá” apresenta os dançarinos com trajes enfeitados, bastante coloridos. As mulheres usam belas blusas de renda branca, saias bem rodadas e amplas, pulseiras e colares de contas e sementes, além de enfeites floridos na cabeça. Já os homens, também descalços como as mulheres, vestem calças escuras e camisas coloridas com as pontas das fraldas amarradas na frente. Eles usam ainda um pequeno chapéu de palha enfeitado com flores que as damas retiram, em certos momentos, para demonstrar alegria, fazendo volteios. (www.cdpara.pa.gov.br).

 

CARICATURA: É um desenho de uma personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Ser caricato é ser objeto de comicidade, ironia ou ter algo peculiar na face ou no corpo, levados ao exagero, à sátira jocosa ou como crítica de costumes. Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

 

Elegante palmeira
Manequim da floresta
Não tens par nem touceira
Vives só, mas em festa
Enrico Di Miceli, Cléverson Baia e Joãozinho Gomes

 

  1. Miss caipira

Renata Taiana carinhosamente chamada de “Renatinha”, é a nova Miss Caipira da quadrilha junina Simpatia da juventude, apresentada na noite de quarta-feira (12), na sede de Boêmios do Laguinho.
Ela já ocupou a mesma posição, em 2010, no mesmo grupo, sendo eleita a melhor Miss Caipira daquele ano, no tradicional concurso Garota Junina. Parabéns e boa sorte.

 

  1.  “Sonho”

Nome da temática que a quadrilha Simpatia da Juventude vai apresentar na quadra junina de 2019.
Em comemoração aos 25 anos do grupo no ano que vem. O sonho que virou realidade.

 

  1. É hoje

Nesta sexta (14), o Projeto MPA apresenta o show de Nivito Guedes e Finéias Neluty, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano), Araxá.
A cantora Deize Pinheiro abre o show, às 10 da noite. Informações: 98112-7594 e 99115-1774.

 

  1. “Samba Claus”

É o nome da temática do Luau na Samaúma que vai acontecer nesta sexta (14), na Praça da Samaúma (Complexo Marlindo Serrano), Araxá, a partir das 17h.
Muito samba de qualidade pra marcar o encerramento da 2ª temporada desse projeto que é realizado pela Prefeitura de Macapá e Ministério Público.

 

  1. Último ensaio

Nesta sexta vai acontecer o último ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, para o Cortejo de domingo (16).
Na Praça Floriano Peixoto – Centro, às 19h.

 

  1. Dança

Domingo (16) a Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá, vai realizar a Mostra de dança Fejufap 2018 – Arte e Cultura.
O evento será no Teatro das Bacabeiras, às 19h. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa da Hospitalidade, em Santana e Abrigo São José, em Macapá.

 

  1. Cortejo

O Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai acontecer no domingo. A concentração do Cortejo está marcada para às 16h, na av: Coaraci Nunes (ao lado do Banco do Brasil).
A saída será, às 17h, com chegada na Praça Floriano Peixoto, onde haverá show artístico.