Heraldo Almeida

Conheça a história do Violão


O violão é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola ele é conhecido como guitarra. A história do violão nos remete há quase 2.000 A.C. Os atuais violonistas aceitam atualmente duas teorias:

O violão é um instrumento derivado do alaúde árabe, levado pelos mulçumanos para a península Ibérica e adaptando-se muito bem as atividades da corte; o violão derivou-se da “Cítara romana”, tendo seu uso expandindo com a dominação do império romano.

No Brasil temos a introdução da viola (instrumento de 10 ou 5 cordas duplas) trazida pelos portugueses durante a colonização do país. Por certo tempo ainda houve uma confusão em relação aos termos viola/violão no país, hoje, porém a discrepância entre os dois instrumentos é notória.

A utilização do violão é umas das mais diversificadas, podendo ser utilizado tanto na música instrumental (orquestras), quanto em acompanhamento da voz (canções solo). Por um período da história o violão foi difamado devido a ser instrumento preferido dos boêmios e seresteiros, levando o título de “instrumento marginal”, “coisa de vagabundo”, no entanto esse fato já foi superado.

O país cultivou sua própria safra de violonistas, podendo citar entre eles: Clementino Lisboa – iniciou as apresentações de violão em público, apresentando o instrumento para a elite carioca; Joaquim Santos – fundador da revista “O violão”; Aníbal Sardinha – precursor da bossa-nova. Podemos citar ainda, Jorge do Fusa, Américo Jacomino, Nicanor Teixeira, Egberto Gismonti.

A música brasileira para violão tem por base a pequena obra de Villa-Lobos (importante violonista nacional que teve até sua vida adaptada para o cinema), que conta basicamente com 12 estudos de violão. (Marcos Duarte – www.infoescola.com)

Projeto MPA
Sexta, 28, é a vez de Rambolde Campos se apresentar no palco do Projeto da Música Popular do Amapá (MPA), cantando suas composições que falam de nosso povo e de suas histórias.
Convidados especiais: Osmar Júnior, Nani Rodrigues, Zé Miguel e Cássio Pontes.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva (atrás da Seed), 21h. Informações: 99114-1300.

Novidade
Cantora Deize Pinheiro já se prepara pra trabalhar no projeto de seu primeiro CD autoral.
Será mais um projeto musical que vem por aí. Boa sorte.

Festivaleiro
Cantador Chermont Júnior ficou em 6º lugar no Festival da MPB de Ilha Solteira (SP).
Ele considera essa colocação uma conquista, pois foram 512 músicas inscritas.
O artista defendeu a canção “Sina de Cantador”, de sua autoria. Parabéns.

Batom Bacaba
Cantora Patrícia Bastos lança seu novo CD “Batom Bacaba”, dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, 21h.
Esse projeto tem a assinatura da Natura Musical.

“Cantando Marabaixo”
Nome do festival de Marabaixo que está agendado para acontecer em dezembro.
A realização é do Movimento Nação Marabaixeira, Carlos Pirú e outros coordenadores.

Show
Dia 14 de novembro acontecerão dois shows na Choperia da Lagoa (Rodovia Duca Serra).
Banda Bee Gees Alive (cover-SP) e Quarteto Casanova, 22h. Informações: 98109-2101.

Conquista
Brasil está na lista das 22 bibliotecas mais bonitas do mundo, com a Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro.

“O Canto da Amazônia”
Programa que valoriza e respeita a cultura e a arte amapaense, de segunda à sexta, das 16h às 17:30h, na Diário FM 90,9. Bom de ouvir.