Conheça o Beija-Flor Brilho-de-Fogo

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos.

Compartilhe:

O beija-flor-Brilho-de-Fogo (Topaza Pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor Brilho-de Fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível. (pt.wikipedia.org).

 

  • Luau

Ministério Público e Prefeitura de Macapá renovaram parceria para a 3ª temporada do projeto Luau da Samaúma, que inicia já em setembro com o Luau da Primavera.
O Luau acontece desde 2017, sempre valorizando diversos segmentos da cultura artística amapaense, como a música, artesanato, dança, literatura, poesia, além da gastronomia tucuju, etc. As agendas vão acontecer uma vez por mês, nas sextas de lua cheia.

 

  • “Kalamazoo”

Nome do 1º clipe solo do maestro Manoel Cordeiro, em 52 anos de música e que faz parte do seu novo disco “Manoel Cordeiro Guitarriro Brasil”, que será lançado dia 5 de setembro, no Teatro Margarida Schivasappa (Belém/PA). Parabéns.

 

  • Confirmado

O lançamento do livro “Então, Foi Assim? Os bastidores da criação musical brasileira – amapaenses”, do escritor Ruy Godinho, está agendado para acontecer, sexta 23, na Praça Veiga Cabral, às 16h.
O autor destaca que a ideia para este volume veio a pedido do prefeito de Macapá, Clécio Luís.

 

  • Empreendedorismo

Neste sábado (17) vai rolar uma oficina de empreendedorismo e tecnologia a serviço da música, com o grupo Cerrado Novo (TO), no Sesc (rua Jovino Dinoá – Beirol), às 14h.
Vai rolar boas dicas aos artistas amapaenses que pretendem sobreviver no mecado com a própria arte. Mais informações pelo site www.sescamapa.com.br.

 

  • Raiz

Grupo Raízes do Bolão é o maior representante do Amapá quando o assunto é o ritmo do Batuque.
Esses meninos do Curiaú, liderado por Adelson Preto, dão um show de musicalidade e rítmica.

 

  • Destaque

Poetisa amapaense, Annie Carvalho, vem se destacando no cenário literário brasileiro com seus belos projetos poéticos.
Ela já conquistou concurso nacional e se prepara para lançar seu primeiro livro solo. Merece o destaque e o registro da coluna.

 

  • Saudade

Confesso que sinto falta daqueles belos sambas de raiz, dos bons tempos em que se valorizava a essência e a poesia.
Tudo bem que a nova geração cante os sambas mais atuais e da moda, mas não esqueçamos de como chegamos até aqui.


 
Compartilhe: