Heraldo Almeida

Conheça o Beija-Flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-Brilho-de-Fogo (Topaza Pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil.

Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor Brilho-de Fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Gu ianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo.

São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível. (pt.wikipedia.org).

 

  • Carnaval 2020

Prefeitura de Macapá lançou, na quinta (14), o Edital de chamada pública para o carnaval de 2020. O objetivo é credenciar as agremiações carnavalescas para receber apoio do município para o desfile das escolas de samba do Amapá.
Serão recebidas propostas por associações culturais (de cunho carnavalesco), grêmios recreativos e escolas de samba. Os desfiles estão marcados para acontecer nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2020.

 

  • Investimento

Os recursos orçamentários e financeiros, da Prefeitura de Macapá para o carnaval 2010, para os desfiles das escolas de samba, são de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil de reais), do Programa de Trabalho – Viver Cultura, oriundos da captação de patrocínio e do tesouro municipal.

 

  • Musa

A Musa do Carnaval 2020, eleita pela Liga das Escolas de Samba (Liesap), na última sexta (15), é a jovem Samira Santos, que representou a escola de samba Império da Zona Norte.
Ela ficará com a faixa no biênio 2020/2021 e fará parte da Corte do Carnaval, ao lado do Rei Momo, Raimundo Tavares (Sucuriju) e do Cidadão do samba, Aureliano Neck. Bom reinado.

 

  • Tambores

O tradicional Encontro dos Tambores, que faz parte da Semana da Consciência Negra, realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), vai acontecer de 20 de novembro a 6 de dezembro, no Centro de Cultura negra (Laguinho) e em outros locais. Com patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Macapá.

 

  • Legalização

As escolas de samba só poderão se inscrever no Edital do carnaval 2020, se estiverem com suas documentações totalmente legalizadas. É bom acelerar, pois o prazo é de 30 dias, a contar do dia 14 de novembro.

 

  • “Xô Preconceito”

Escola de Samba Piratas Estilizados já vai iniciar seus trabalhos de ensaios, alegorias, fantasias, etc…rumo ao carnaval de 2020, com o enredo, “Xô Preconceito. Queremos Respeito”. Boa sorte.

 

  • Livro

Poeta Pedro Stkls está finalizando seu primeiro livro de poesias regionais, “A Cidade Submersa”, e logo irá lançar apresentando sua obra literária.
“Nesse livro eu conto minhas memórias de menino gente e menino rio”, disse o autor. Parabéns.