Heraldo Almeida

Conheça o Beija-Flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-Brilho-de-Fogo (Topaza Pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor Brilho-de Fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Les te do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontra-lo é um momento inesquecível. (pt.wikipedia.org)

 

Luto
Morreu na noite de segunda, 23, o sambista Espiga do Cavaco, vítima de câncer.
O melhor cavaquinhista do carnaval amapaense, que além de músico, compositor, cantor e torcedor de Piratas da Batucada, contribuiu na criação de grupos de samba e gravações de vários CD’s da Liesa-AP e blocos carnavalescos.

Prêmio
O Ministério da Cultura, foi autorizado pela Academia Sueca a indicar um escritor ou escritora do Brasil para a disputa do Prêmio Nobel de Literatura 2017. (www.cultura.gov.br)

Teatro
Espetáculo “As Domésticas” está de volta no Teatro das Bacabeiras, dia 29 de janeiro, às 20h.
A realização é da Cia. Teatro do Riso.

Intercâmbio
Conselheiro Estadual de Cultura, Ângelo Rodrigo, esteve em Cayena (Guiana Francesa) mantendo contato com agentes culturais daquele território, fortalecendo o intercâmbio entre asa duas culturas.

Orgulho
CD “Batom Bacaba” da cantora amapaense Patrícia Bastos, foi eleito, pelo site www.embrulhador.com, o 4º melhor do Brasil e a música “Mei Mei” (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) a 2ª, concorrendo com 1.493 discos, de variados estilos.
Em 2013 ela foi premiada, pelo mesmo site, tendo o CD Zulusa o melhor álbum junto com a música “Mal de Amor”, também de Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Mensagens
Muitos artistas amazônicos enviaram mensagens para o programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) parabenizando a cantora Patrícia Bastos, pela conquista do álbum “Batom Bacaba”, o 4º do Brasil e a música “Mei Mei” (Val Milhomem e Joãozinho Gomes) a 2ª.
A escolha foi do site www.embrulhador.com pela segunda vez. Em 2013 ela foi eleita pelo mesmo site, com o álbum “Zulusa” e a música “Mal de Amor” também de Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

Banzeiro
Sexta, 27, tem ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na Praça Floriano Peixoto, às 19h.
O cortejo, pelas ruas e avenidas do Centro, será no dia 4 de fevereiro, aniversário de Macapá, 259 anos.