Conheça o Beija-Flor Brilho-de-Fogo

macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica.

Compartilhe:

O beija-flor-Brilho-de-Fogo (Topaza Pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor Brilho-de Fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível. (pt.wikipedia.org).

 

  • Agenda

Cantor e compositor paraense, Nilson Chaves, tem show agendado em Macapá, dia 15 de fevereiro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serano – Araxá), às 22h.

 

  • “Cantando Macapá”

Nome do show que vai acontecer no Museu Sacaca (av: Feliciano Coelho – Trem) vai realizar em homenagem aos 261 da cidade de Macapá, dia 8 de fevereiro, a partir das 18h.
Atrações: Amadeu Cavalcante, Cléverson Baia, Brenda Melo, Nivito Guedes, Loren Cavalcante e grupo de samba Gente de Casa. Entrada franca.

 

  • Show beneficente

Dia 16 de fevereiro, na Associação dos Servidores do Ministério Público, a partir das 11h, vai acontecer o show musical beneficente “Viva Lula”, em prol da saúde do cantor e compositor, Lula Jerônimo.
O artista sofreu um AVC e está precisando de tratamento especial. São mais de 30 artistas confirmados. Informações: 99963-6670.

 

  • Queixume

Tem música nova do cantador da Amazônia, Nonato Santos, “Queixume de um Nortista”.

 

  • Kuba-Lança

No domingo (27) o bloco carnavalesco Kubalança vai realizar o seu 1º Evento de 2019, na casa do César Palheta (Paka), na av: Ana Nery, entre as ruas São José e José Serafim – Laguinho, a partir das 12h.
Grupos de samba, Edy dos Teclados, marchinhas de carnaval, feijoada, bebidas e comidas.

 

  • Baile de salão

Dia 16 de fevereiro está agendado o 2º baile de carnaval de salão do bloco Kubalança, na casa de eventos Pavão Drink’s (av: José Tupinambá, entre as ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá – Laguinho), a partir das 22h.
A animação fica por conta da Banda Pó de Mico. Informações: 99142-7473 e 98101-4174.

 

  • Samba

Domingo (27) tem o projeto Pagode do Panamá, a partir das 18h, na casa de shows Macapá Eventos (Trav. Julião Ramos – Jesus de Nazaré).
Atrações: Vitinho Oliveira, Zeca Mazagão, grupo Sensação do Samba, Catatau e grupo Som do Bem. Informações: 99121-8977.


 
Compartilhe: