Heraldo Almeida

Conheça o Beija-Flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-Brilho-de-Fogo (Topaza Pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor Brilho-de Fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezue la e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível. (pt.wikipedia.org).

 

  • Acordou

Depois de anos sem realizar evento, Liesap anuncia Festival de Samba Enredo para o dia 23 de fevereiro.
Bela iniciativa para reorganizar e realizar os desfiles de 2020. Avante.

 

  • Esquenta

Sete escolas de samba se organizando para realizar o Esquenta do Festival de Samba Enredo, no dia 16 de fevereiro, na quadra do Colégio Azevedo Costa.
São elas: Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Império do Povo, Embaixada de Samba e Império da Zona Norte.
O evento é para as 10 agremiações e a coordenação aguarda a confirmação das demais.

 

  • “Sacaca na Folia”

Museu Sacaca já está no clima do carnaval e vai realizar o projeto “Sacaca na Folia”, pra festejar a quadra momesca.
Então, prepare sua fantasia e venha pro Museu e cai na folia. Aguarde.

 

  • Sabadão

Neste sábado (9) tem o programa “Sabadão da 90”, das 17h às 20h, na Diário FM 90,9, na apresentação do amigo Azevedo Picanço. Bom de ouvir.

 

  • Costa Norte

O Movimento Costa Norte, criado por Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Val Milhomem e zé Miguel, criado na década de 80, está completando em 2019, 30 anos de música.
Um show pra gravação de um CD e um DVD está sendo agendado pra registrar a história. Vai acontecer.

 

  • Ensaios

Dia 18 de fevereiro inicia a agenda de ensaios da quadrilha junina, Simpatia da Juventude, na sede de Boêmios do Laguinho, às 22h.
Na av: General Osório, entre as ruas Eliezer Levy e General Rondom – Laguinho.

 

  • Destaque

Temos que aplaudir a iniciativa do amigo artista plástico, Gilberto Almeida e de sua esposa Fátima, pela criação do projeto “Arte Amazon”, contemplando obras fotográficas e plásticas de artistas amapaenses.
Visite o portal www.arteamazon.com e conheça as maravilhas das cenas de nossa aldeia tucuju. Merece nosso destaque.