Heraldo Almeida

Conheça o beija flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor-brilho-de fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.
O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica.
Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda. O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível.
O macho mede cerca de 20 cm de comprimento (mais da metade corresponde à cauda) e a fêmea 12 cm. O macho tem duas penas da cauda muito alongadas e cruzadas, garganta dourada ou verde-metálica e barriga vermelha-metálica e a fêmea é verde-amarronzada com garganta vermelha-metálica. (pt.wikipedia.org)

 

  • Carnaval 2020

A Beija-Flor já divulgou seu enredo para o carnaval de 2010: “Se Essa Rua Fosse Minha”.
A “Deusa da Passarela vem passear pela jornada épica da humanidade, ela que todo ano toma para si uma Rua, a Marquês de Sapucaí, como se fosse sua…”. (sinopse do enredo).

 

  • Rainha

O concurso Rainha do Baião Diversidade está agendado para acontecer dia 19 (quarta), véspera do feriado, na quadra do colégio Azevedo Costa, na av: José Antônio Siqueira – Laguinho, a partir das 20h.

 

  • Musa Verão

Inscrições abertas para o tradicional concurso Musa Verão 2019 (até 21 de junho), no Macapatur (av: FAB, 2474 – bairro santa Rita).
A apresentação das candidatas será dia 28 de junho, no Macapá Shopping, e o concurso dia 7 de julho, em Fazendinha.

 

  • Credenciados

Fundação de Cultura de Macapá divulgou a lista dos artistas credenciados, pelo Edital, para participarem da programação do Macapá Verão 2019. Informações (www.fumcult.macapa.ap.gov.br).

 

  • “Encontro dos Tambores”

Título da música de Enrico Di Miceli, Leandro Dias e Joãozinho Gomes, que está no repertório do 1º disco solo, de Enrico, “Todo Música”.
Uma bela homenagem ao Encontro dos Tambores, evento que acontece todo mês de novembro, durante a semana da consciência negra, no Centro de Cultura, sede da UNA, em Macapá. Parabéns.

 

  • Namorados

Nesse 12 de junho, dia em que é comemorado e festejado o Dia dos Namorados, vai aqui uma pequena homenagem aos enamorados da arte.

 

  • “Estação Lunar”

Projeto que faz parte da programação do Macapá Verão, toda quinta de julho, em Fazendinha, a partir das 19h.
Música amapaense, com linguagem amazônica, no ritmo do Batuque e Marabaixo.