Heraldo Almeida

Conheça o que é a Dança de Salão


Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).
A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.
Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.
São danças de salão latinas:
Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá é originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.
São danças de salão clássicas:
Tango – surgiu nos bordeis da Argentina; Valsa Vienense – surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.
A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

EDUCAÇÃO: No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.

 

O canto de casa
É a minha razão
Eu canto com a alma
E o coração
Amadeu Cavalcante

 

  1. Toada

Sábado (15) vai acontecer o Festival Oficial de Toada 2018, na quadra do colégio Azevedo Costa (av: José Antônio Siqueira) – Laguinho, às 20h.
São quatro grupos na disputa do título: Troup Tribal, Grupo CDC, CIA. Galibi Marworno e Essência. A realização é do grupo Guerreiros Mayana. Informações: 99144-5022.

 

  1. Dramaturgia

Sexta (14), o projeto Jornada Bufa vai realizar o espetáculo Dramaturgia Coletiva, no CEU das Artes, na rua principal do Infraero II, Zona Norte, às 19h30.
Com atuação de Jhou Santos e direção de Wellington Dias. Entrada franca.

 

  1. Imperdível

Show para comemorar e festejar os 23 anos de muito samba e pagode dos projetos Rota Samba (Cafú) e Pagode do Josimar.
No sábado (15), na quadra da escola de samba Maracatu da Favela (av: Pe. Júlio – Sta. Rita), a partir das 17h.
Atrações: Thiaguinho Salazar, Quinzinho, Vitinho Oliveira, Sharlinho e DJ Luiz Carlos. Informações: 99196-3121, 99181-0422 e 99121-5580.

 

  1. Banzeiro

O Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai acontecer domingo, 16, com concentração a partir das 16h, na av: Coaraci Nunes – Centro, ao lado do Banco da Brasil.
Os ensaios estão acontecendo na Praça Floriano Peixoto – Centro, às 19h.

 

  1.  “Música Um”

Nome da temporada musical marcada pra acontecer, sábado (15), 22h, no Norte das Águas, com Zé Miguel e os convidados: Osmar Júnior, Rambolde Campos, Hadassa e Nitai.
Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 98114-6612 e 99118-2900.

 

  1. Solidariedade

Domingo, 16, a partir das 11h, na Associação de Subtenentes e Sargentos (Rodovia JK), vai acontecer o projeto beneficente “Juntos Pela Vida”, e toda renda será para o tratamento de Naiza Carolina.
O evento tem o apoio da Escola de Samba Piratas Estilizados. Informações: 99179-318 e 99102-2954.

 

  1. Agenda MPA

Sexta, 14, tem show de Finéias Neluty e Nivito Guedes no Projeto da Música Popular Amapaense (MPA), no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá).
A cantora Deize Pinheiro abre o espetáculo, às 21h. Informações: 98112-7594 e 99115-1774.