Heraldo Almeida

Conheça o que é a Dança de Salão


Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.

Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas:
Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá é originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

São danças de salão clássicas:
Tango – surgiu nos bordeis da Argentina; Valsa Vienense – surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.
A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

Dialogar
Empossado, ontem, 11, o novo diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Sérgio Lemos (Teco).
“Nesse primeiro momento iremos dialogar com os segmentos artísticos e culturais, para conhecer seus projetos e juntos construirmos uma proposta de viabilização diante da crise financeira, que está inviabilizando o apoio do município”, disse Sérgio Lemos.

Batuque
Projeto “Roda de Batuque” está de volta com o “Grupo Bandáia” no primeiro evento de 2017.
Todos os domingos, 18h, no “Bar do Nego”, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá.

Poesia
Lançamento do primeiro livro da poetisa laguinhense, Lia Borralho, “Versos Vivos: Uma História de Sonhos e Luta”.
No Calçadão Lacerda, na sexta (13), às 19h. Esquina da rua São José com a av: José Antônio Siqueira – Laguinho.

Mais forte
Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) estará dialogando mais com as comunidades negras do município, para melhor desenvolver e executar projetos.
Assim afirmou o diretor presidente, Maikon Magalhães.

“Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo irão realizar, no dia 3 de fevereiro, no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá.
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Agenda 
Sexta, 13, inicia o projeto “Pagode da Nação, na sede de Boêmios do Laguinho, a partir das 21h.
Para abrir a temporada o Grupo de Samba Tirando Onda e Thiaguinho, mais a bateria Pororoca. Informações: 99149-1672.

Imperdível
Juntos, o rei da Zankerada, Finéias Nellutty e o rei do Carimbó, Pinduca, farão dois shows no Amapá.
Em Macapá, dia 10 de fevereiro, no Clube do Arrocha (antigo Biroska) e em Santana, na Dimpu’s Club, dia 11 às 23h. Informações: 98137-3130 e 99142-2061.

259 anos
Contagem regressiva para o aniversário de 259 anos da cidade de Macapá, 4 de fevereiro.